
Há um caldense na equipa técnica daquele filme de Hollywood que tem cenas em Portugal. João Pedro Caldeano está a testar as câmaras
A rodagem do décimo filme da saga “Velocidade Furiosa” passa por Portugal e há um caldense, João Pedro Caldeano, na equipa de filmagens que estão a decorrer na zona Norte (Viseu e Vila Real) e na região da Grande Lisboa.
O caldense formou-se em Som e Imagem na ESAD e partiu para Londres onde estudou e começou a trabalhar na área há vários anos.
Aos 39 anos, é diretor de fotografia e já participou noutras produções internacionais incluindo o “Fast and Furious 6”, e os “Guardiões da Galáxia”, no qual se tornou conhecida a atriz portuguesa Daniela Melchior, como técnico de apoio às equipas de filmagem. Antes de integrar esta produção, o caldense esteve a trabalhar em duas séries para a televisão.
Em “Velocidade Furiosa” integra uma equipa de 40 pessoas que trabalha com as câmaras e onde é “o único português”, disse o caldense à Gazeta, explicando que foi convidado a ingressar na Segunda Unidade (equipa de ação), na qual presta assistência na preparação das câmaras de filmagem em Portugal. Todas as explosões e acidentes de carros, muito típicos desta saga de filmes são totalmente controladas e feitas por condutores experientes.
O caldense não pode dar informações concretas sobre este filme, nem sobre as localizações ou ceder imagens do cenário, pois assinou um contrato que impede aos elementos das equipas a divulgação de qualquer informação sobre este filme de Hollywood que escolheu Portugal para filmar. No entanto, de acordo com a publicação americana The Hollywood Reporter, o orçamento deste filme já ultrapassou os 284 milhões de euros.
Ao todo estão a trabalhar em território luso mais de 600 pessoas, entre portugueses e estrangeiros, integrados nesta mega produção que “é ouro sobre azul” no que diz respeito à economia local, pois trazem receitas a várias áreas, desde o alojamento até à restauração.
Entretanto já foram feitos testes de imagem para escolher os melhores ângulos em Casto Daire perto do Túnel da A24, a estrada que liga Viseu a Vila Real.
As filmagens oficiais estão previstas para os dias 14 ou 15 de julho e segundo o Centro Portugal Film Comission, em comunicado, entre os dias 22 e 26 de julho, haverá troços da A24 que vão estar cortados durante todo o dia e noite por causa das filmagens. Nesses dias, e para compensar os utilizadores, não serão cobradas portagens.
Esta produção de Hollywood vai posteriormente colocar Portugal nas bocas do mundo cinematográfico.
Do elenco deste filme fazem parte nomes consagrados como Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Charlize Theron, Jason Momoa, Brie Larson e a atriz portuguesa Daniela Melchior. “Fast X” deve chegar às salas de cinemas em maio de 2023. ■






























