João Evangelista doou espólio de livros às Caldas da Rainha

0
804
Joao Evangelista

João Evangelista – professor associado da Universidade Autónoma de Lisboa e um dos responsáveis pelo pólo daquela escola que funcionou nas Caldas entre 1991 e 2004 –  entendeu doar ao município a sua biblioteca particular.
A escritura de doação foi celebrada na passada sexta-feira, 9 de Julho.
Do espólio do catedrático fazem parte 5260 documentos, entre teses académicas e livros de História, Geografia, Religião, Arte, Etnografia e Sociologia, bem como documentação relacionada com a cartografia e iconografia, entre outros. Escreveu a obra “A-dos-Negros: uma aldeia da Estremadura”, que é um estudo etnográfico e sociológico sobre aquela freguesia do concelho de Óbidos, editado a primeira vez pelo Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa em 1962. Foi reeditado em 2000 pela Leader Oeste.
“Cheguei à idade de retribuir às Caldas aquilo que cá recebi”, disse o académico, justificando assim a decisão de doar o seu espólio que passará a integrar o fundo documental da Biblioteca Municipal.
João Evangelista recordou que foi nas Caldas que começou a trabalhar aos 10 anos e prosseguiu estudos no curso nocturno da Escola Comercial Rafael Bordalo Pinheiro. Com uma determinação férrea, fez um percurso pessoal e académico brilhante na Universidade de Lisboa, passando por altas funções na Secretaria de Estado do Ambiente e, finalmente, tendo dirigido o pólo da UAL nas Caldas.
Na ocasião da assinatura de escritura de doação, o presidente da Câmara, Fernando Costa, fez questão de salientar o reconhecimento e gratidão da cidade com esta acção do professor. “O município fica mais rico em bibliografia e documentação da mais elevada importância, para a investigação da História de Portugal e sua presença em África”,  afirmou.
João Pereira Evangelista nasceu há 89 anos em A-dos-Negros (Óbidos) e foi um dos grandes impulsionadores das políticas ambientais e de conservação da natureza no país.

- publicidade -