A joalheira caldense Liliana Alves foi distinguida com o troféu prémio Inovação e Criatividade, durante a realização da Ourindustria, evento que teve lugar em Gondomar em finais de Março.
A autora local foi convidada para participar naquela iniciativa pelo CINDOR (Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria) que funciona naquela localidade e onde a caldense se formou.
Entre os 80 expositores que estiveram na iniciativa foi a peça da caldense “Metamorfose” eleita pelo júri como a mais criativa e inovadora. Trata-se de uma proposta de joalharia que as utilizadoras podem usar de várias formas. Pode transformar-se num cinto ou em pelo menos cinco colares diferentes.
A joalheira possui o seu atelier de trabalho na Expoeste e disse à Gazeta das Caldas que estava muito satisfeita por ter sido a distinguida neste certame, sobretudo pelo “simbolismo da distinção”. Além do mais, a artista local, que possui a sua própria marca (Liliana Alves – Jewelry Design) deu a conhecer as suas obras para uma reportagem para o noticiário da TVI, o que lhe permitiu obter mais visibilidade mediática para o seu trabalho.
A criadora colaborou com a dupla de estilistas Storytailors, tendo desenhado uma colecção de peças de joalharia que designou “Uma cidade de luz” e que incluem propostas para homens, como botões de punho ou alfinetes de lapela (ou gravata) e que foram apresentadas no Portugal Fashion.
Em Maio a joalheira vai fazer um workshop para empresários norte-americanos para lhes dar a conhecer artes tradicionais portuguesas (evento que terá lugar na Quinta da Penha Longa em Sintra) e tem também viagem marcada para a Suíça, país onde possui clientes fixas e colaborações com algumas lojas e galerias.
N.N.










