Um dos eventos de culto do jazz em Portugal comemora 25 anos com concertos até ao fim de maio
No próximo sábado, 7 de maio, a dupla Mário Laginha e Maria João encontra-se no Cine-teatro da Nazaré, para mais um concerto do Jazz do Valado. O espetáculo contará também com a participação de António Quintino, no contra-baixo, e João Pereira na bateria.
O evento, que comemora 25 anos, começou no passado sábado, 30 de abril, com um concerto da Big Band da Nazaré com Lena D’Água no cine-teatro da Nazaré. No âmbito deste projeto e para comemorar o Dia Internacional do Jazz, em 2017 foi feito um “Tributo a Frank Sinatra” com o cantor Carlos Alberto Moniz, em 2018 receberam a cantora Mariza Liz, em 2019 Rita Guerra e ainda Nanã Sousa Dias como solista convidado, em 2020 Sónia Tavares e em 2021 atuou F.F.
Já no domingo à tarde, a Praça 25 de abril, no Valado, transformou-se num arraial de jazz, com Dixie Naza Jazz Band & Xaral’s Dixie.
Para a tarde de 15 de maio, está prevista animação com o desfile da Dixie Naza Jazz Band (composta por Vítor Guerreiro, no trompete, Nuno Mendes, soprano, Daniel Vinagre, no saxofone, Élio Fróis, no trombone, Celso Batista, no sousafone, Márcio Silvério, no banjo, Vitor Copa, na bateria) na Marginal da Nazaré.
Depois, o festival terá continuidade com quatro concertos na Sala do Clube, no Valado. A 19 de maio, será a vez de subir ao palco Carlos Azevedo Quarteto, seguindo-se André Murraças Quarteto, Pedro Moreira Sax Ensemble e “i pru vi zar”, um concerto comentado por João Grilo e Marcos Cavaleiro, a 22 de maio, que terá entradas livres.
Mário Barreiros Quarteto estará em palco a 26 de maio à noite, seguido de João Capinha Quinteto “Entre Dimensões” e o encerramento, dia 28 de maio, caberá a Diogo Alexandre “Bock Ensemble”.
Os bilhetes para os concertos variam entre os 10 e os 15€. ■































