Jardim Bordalo Pinheiro abre ao público sexta-feira no Cencal

0
778
Cencal

Hoje, sexta-feira, dia 6 de Agosto, a partir das 14 horas, o CENCAL abre ao público o Jardim Rafael Bordalo Pinheiro, que foi criado após a reconstrução do seu jardim interior efectuada nas últimas semanas, pelo ceramista galego Xohan Viqueira.
Trata-se de uma iniciativa daquele centro da cerâmica  para assinalar a passagem do 135º aniversário do lançamento da figura do Zé Povinho por  Rafael Bordalo Pinheiro, artista que é também alvo de homenagem por parte deste ceramista galego e que foi o autor dum expressivo texto no nosso suplemento dedicado ao mesmo tema.
Xohan Viqueira, que é também professor na Escola Superior de Cerâmica de Manises, concebeu o primeiro jardim interior do CENCAL há 22 anos e achou que era agora o momento de o renovar, tendo criado várias peças novas dedicadas a Bordalo Pinheiro e renovando as pré-existentes com recurso a novos materiais.
Este trabalho de reconstrução – depois da sua criação em 1988 – foi realizado
com o apoio da professora cerâmica Maité Lerena, bem como de alguns colaboradores do Cencal. As várias obras, todas inspiradas na estética bordaliana, contam agora com uma nova abordagem artística com a utilização de novos materiais de arte pública, que dão aquele espaço uma nova imagem.

Este escultor é também o autor da Madona do Cencal  – obra com seis metros de altura e inspirada nos figuras de movimento bordalianas  – e que está agora finalizada. Faltava a colocação da cabeça da figura feminina  – que para o autor é uma forma de representar aquele centro de formação  – que não fora feito antes devido a dificuldades técnicas. Mais uma vez, com recurso a novos materiais, mais leves, foi possível solucionar o problema.
Xohan Viqueira é um conhecido ceramista galego, várias vezes premiado em certames portugueses e internacionais. Iniciou a sua colaboração com o CENCAL nos anos 80 e nos últimos anos tem feito várias intervenções e residências artísticas na República da China, no Japão, na Coreia do Sul, em Taiwan e em breve vai estar presente num evento internacional que decorrerá em Cuba.
Xohan Viqueira é também um apaixonado por Rafael Bordalo Pinheiro e pela sua obra, na qual se inspirou fortemente para esta intervenção no centro de formação caldense.
O espaço do jardim Bordalo Pinheiro estará aberto para visitas do público todos os dia (incluindo ao fim de semana) até ao dia 25 de Agosto, entre as 14 e as 18h00.

- publicidade -