Jantar evocativo dos 125 anos de Bordallo Pinheiro em Lisboa

0
797
notícias das Caldas
Vai realizar-se um jantar que será servido num serviço de mesa desenhado por Rafael Bordalo Pinheiro que foi recuperado para esta ocasião especial

Vai realizar-se na próxima terça-feira, 22 de Março, no Museu do Design e da Moda, em Lisboa, um jantar evocativo para assinalar o lançamento de uma edição limitada de peças comemorativas dos 125 da Fábrica Bordallo Pinheiro. Estas peças foram criadas por sete artistas contemporâneos portugueses. São eles Bela Silva, Catarina Pestana, Elsa Rebelo, Fernando Brízio, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos e Susanne Themlitz.
O jantar é reservado a convidados e será servido num serviço de mesa criado por Bordalo Pinheiro e que foi recuperado na fábrica caldense especialmente para esta ocasião.

Também será servida uma ementa bordaliana.
Após o repasto será dada a conhecer a instalação Sete Bordalianos que vai ficar em exposição entre os dias 24 de Março e 10 de Abril naquele museu da Rua Augusta na baixa lisboeta (antiga sede do BNU).
Os sete autores que criaram as peças decorativas deverão participar no neste evento comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa  e pela Visabeira, grupo económico que detém a Fábrica Bordalo Pinheiro, conuntamente com a Vista Alegre e a Atlantis.
Após o evento as peças vão estar à venda, incluindo o serviço que foi criado por Rafael Bordalo Pinheiro e que na época tantos dissabores trouxe ao artista. A produção da louça de mesa era um dos objectivos daquela unidade fabril que nunca teve êxito. Estes eram feitos em pó de pedra e houve um grande investimento em equipamento do mais moderno que existia na época – e que exigiu um avultado investimento – para alcançar uma produção em larga escala, nunca conseguida por razões técnicas. Foi sempre a área artística que deu nome à vertente cerâmica de Bordalo. Passados 125 anos um dos serviços de mesa do mestre volta a ser produzido e vai estar disponível para venda não só na loja da fábrica caldense como nas lojas do grupo Visabeira.
As obras contemporâneas, na sua maioria decorativas, foram criadas na Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas. Sobre as sete peças serão editadas brochuras que contextualizam as obras e dão a conhecer os autores. Entre os criadores conta-se a directora artística da fábrica, Elsa Rebelo,  os designers Henrique Cayatte (responsável pelo Centro Português de Design) e Fernando Brízio, sendo este último também docente na ESAD. Artistas como Susanne Themlitz e Joana Vasconcelos  já criaram outras obras em parceria com a Bordallo Pinheiro.

 

- publicidade -