Ivo Correia está a criar uma colecção de fachadas de prédios caldenses

0
752
Gazeta das Caldas
O ceramista mostrando um dos animais da nova coleccção que está a criar

Pelicano Termal é como se intitula a peça de Ivo Correia para a coleccção das termas da Gazeta das Caldas. O autor, que está a colaborar com este semanário pela segunda vez, dá a conhecer esta semana as novas colecções de peças e alguns projectos que pretende realizar como, por exemplo, uma colecção de fachadas de prédios históricos caldenses.

Gazeta das Caldas
Entre as novas peças conta-se um polvo estilizado

Assim que acabar o Verão, Ivo Correia vai começar a trabalhar nos presépios e nas natividades. Até lá, o ceramista já sabe que vão existir outras propostas, tal como tem acontecido ao longo do seu percurso de autor. Vai também terminar painéis de azulejos e a total coleção de peças feitas em grés dedicada aos animais.
Também vai continuar com as séries em porcelana e criar uma coleção de painéis com reproduções de fachadas de prédios históricos das Caldas da Rainha, que serão peças únicas e numeradas.
Em 2016, Ivo Correia realizou uma exposição que lhe foi proposta pelo Casal da Eira Branca. Denominada Matriz, o ceramista teve a possibilidade de experimentar novos materiais como o grés e a madeira. “Penso que foi a catapulta que eu necessitava para enveredar pela criação e menos pela reprodução de peças do meu pai”, contou o autor, para quem, apesar de ser importante seguir uma linha estética familiar, também precisava de fazer algo novo e “apreciado” para poder evoluir como artista. Por isso, está grato a Jacinto Gameiro, o proprietário da Eira Branca que o convidou a realizar esta experiência.
Ivo Correia aprecia os novos desafios que lhe vão surgindo, como o facto de ter sido convidado no Natal a participar numa exposição na galeria do Turismo. Já é o segundo ano que participa também no evento relacionado com os presépios das Gaeiras. Um dos maiores desafios foi-lhe proposto pela CoopCasa: executar uma série de 500 azulejos para oferecer a visitantes e vendedores da Praça da Fruta. Tratou-se de “um projecto industrial que me levou a ter uma melhor organização logística de todo o processo cerâmico e comercial”.
As séries de peças criadas para a Gazeta das Caldas têm para Ivo Correia um significado especial dado que a primeira obra foi feita no ano em que nasceu a sua filha. A menina já tem cinco anos e os desafios continuam “com cada vez mais qualidade e artistas associados”.
O Atelier Xis, a empresa gerida por este autor, vende para lojas nas Caldas, Óbidos, Nazaré, Vila Nova de Mil Fontes e Lisboa. Nas Caldas, há peças do Atelier Xis nas lojas da Gazeta das Caldas, do CCC e do Museu de Cerâmica. Em Óbidos está presente na Loja dos Arcos e, na Nazaré, na Carbel Artesanato. Em Lisboa, o atelier caldense está presente no Museu Nacional do Azulejo.
“Pelicano Termal”, a peça de Ivo Correia sob a temática das Termas das Caldas, tem referências aos símbolos da rainha D. Leonor e de D. João II, às praias oestinas, à Praça da Fruta e ao património termal. Custa 30 euros para os assinantes do jornal e 35 euros para o público em geral.

- publicidade -