“Amizade” é como se designa o novo livro de Isabel Sá Lopes, apresentado a 18 de Fevereiro na Universidade Sénior. Foi um auditório lotado que assistiu ao lançamento deste livro bilingue, numa sessão que contou com momentos musicais e poéticos dos alunos desta docente. Isabel Sá Lopes, aos 73 anos, considera-se “a primeira professora” desta Universidade pois fez parte das reuniões preparatórias da constituição desta escola que este ano já recebeu o titulo de excelência e até faz parte de projectos europeus.
O auditório esteve cheio para ouvir a docente falar sobre este conto infantil que retrata a amizade improvável entre um velho sapo e um jovem grilo.
Os dois animais tornam-se amigos ao longo desta história que não começou da melhor forma, mas que foi melhorando após o grilo ter salvo o sapo sénior de uma caída ao lago. “Tudo passou a correr bem entre eles”, disse a autora, revelando que o sapo sénior contava histórias ao grilo e este cantava para o animar.
O livro anterior desta autora, “Liberdade”, também foi bilingue (português e inglês) e por isso a autora decidiu repetir a experiência com “Amizade”. Há vários tipos de leitura: primeiro, as crianças podem ouvir a história, contada pelos pais e avós. Mais tarde podem ler sozinhos, após os seis anos. Por último, quando aprenderem o inglês poderão ler noutra língua e assim aprender novo vocabulário. “A história é a mesma, mas cada língua tem o seu ritmo e o seu tipo de organização”, disse.
Patrícia Carocha, que é também professora de Português, é colaboradora desta obra. Tem entre os seus alunos um casal britânico, Josh e Anna Brewer, que acabaram por ser consultores linguísticos desta “Amizade”, corrigindo pequenos pormenores no texto em inglês.
“Sem mudar o estilo da autora, demos uma ajuda na tradução”, comentou Ana Brewer, a britânica que assistiu ao lançamento da obra.
Durante a apresentação houve momentos de música e de poesia pelos alunos daquela escola.
A ligação de Isabel Sá Lopes a esta escola é muito longa. A Universidade abriu em 2007 e a docente de Português e de Inglês já tinha participado na reunião preparatória do projecto um ano antes. “Dessa altura só estou eu e a vereadora Maria da Conceição Pereira”, disse a docente voluntária que se considera “a primeira professora desta escola”.
Começou por leccionar Inglês, depois passou a dar também Português e Escrita Criativa. “Os meus alunos têm feito textos formidáveis e há alguns que até se estrearam na poesia”, disse a professora, orgulhosa do seu trabalho.
A Sinapsis, editora desta obra, vende alguns exemplares, mas é a autora que se ocupa da distribuição das obras.
De “Amizade” há 200 exemplares e sempre que é necessário, Isabel Sá Lopes manda fazer mais exemplares.
A autora vai continuar o seu trabalho de docente, poeta e coordenadora dos Jograis da Universidade Sénior. Além dos semanários locais, Isabel Sá Lopes também publica no jornal Aurora do Lima e, aos 73 anos, promete continuar a seu trabalho na docência e na literatura.






























