Isabel Gouveia lançou obra que reúne toda a sua poesia

0
860

Notícias das Caldas“Na Voz da Esperança há lágrimas (Poesia Completa)” é como se designa o livro de Isabel Gouveia que foi apresentado a 6 de Abril na Biblioteca das Caldas. Editado pela Alêtheia Editores, esta obra de 600 páginas foi apresentada por Fernando Pinto do Amaral, poeta e Comissário do Plano Nacional de Leitura, perante uma sala cheia de familiares e amigos da escritora.

“É a obra de uma vida”, disse Fernando Pinto do Amaral na sessão de apresentação do livro, explicando que a poesia de Isabel Gouveia se inscreve na tradição  do lirismo português e da poesia lírica. Ao mesmo tempo, contou o convidado – que também assina o prefácio desta obra – os poemas da escritora dedicam-se aos temas da poesia em geral como, por exemplo, a angústia. Apesar de tudo, para Fernando Pinto do Amaral, a poesia desta autora possui “uma janela aberta com a possibilidade de salvação para o ser humano”.

- publicidade -

O comissário do Plano Nacional da Leitura afirmou ainda que a poesia desta autora local possui “uma mensagem de esperança, mas com muita angústia lá dentro”.
E como “Na Voz da Esperança há lágrimas (Poesia Completa)” se reúnem escritos, produzidos ao longo de 50 anos, há uma grande diversidade de temas “desde a História de Portugal até a momentos que correspondem a diferentes fases da vida da autora”, comentou Fernando Pinto do Amaral.

Poesia com ilustrações de José Pires

“Portugal é um país de poetas mas curiosamente por cá não se lê muita poesia”. Palavras de Zita Seabra, da Alêtheia Editores comentando o momento menos feliz para este género literário que tem pouca expressão junto das grandes editoras. Aquela responsável editorial referiu ainda que acabava de lançar uma livraria on-line e referiu também que a sua editora já se dedica à edição para formatos digitais.
Há muito que Isabel Gouveia desejava reunir os seus poemas e a eles juntou alguns inéditos, escritos quando era jovem.
Visivelmente satisfeita com a “Na Voz da Esperança há lágrimas (Poesia Completa)”, Isabel Gouveia contou que a sua obra de poesia tem 20 ilustrações do pintor caldense José Pires.
Isabel Gouveia – que exerceu, durante cerca de vinte e seis anos, os cargos de conservadora do registo predial de Alcobaça e das Caldas da Rainha – promete que vai continuar a escrever. “Tenho quase pronto um livro de contos”, disse a autora que em 2009 foi agraciada pela Câmara das Caldas com uma medalha de Prata, pelo conjunto da sua obra jurídica e literária.

- publicidade -