
Será inaugurada amanhã, 9 de Abril, pelas 18h30, na Cooperativa de Comunicação e Cultura, em Torres Vedras, a exposição de fotografia de João Serra, designada “Dacha”. Nos últimos dois anos, o fotógrafo acompanhou o trabalho de campo de antropólogos sociais que trabalham na região de Murmansk, no extremo norte da Rússia.
Dacha é a palavra russa que designa uma casa de Verão ou de campo, que não é usada como domicílio permanente. Também nomeia o lugar onde se edificam este tipo de casas, geralmente nos arredores das cidades.
Este é um fenómeno urbano com grande tradição na cultura russa, mas que se generalizou a partir da década de 90, no período em que se alteraram as relações de propriedade.
Também a arquitectura urbana destes locais, subordinada a regras do modelo soviético causou impacto no olhar do autor, que salienta o uso de cores saturadas e a reutilização de vários materiais nas edificações.
João Serra explica ainda que a exposição resulta do cruzamento de imagens, textos, narrativas e notas do trabalho de campo que foram produzidos entre 2009 e 2011. Colaboraram neste seu projecto os antropólogos sociais Alla Bolotova, Florian Stammler, Irina Razumova e Maria Nakhshina.
A Cooperativa de Comunicação e Cultura fica na Rua da Cruz Nº 9, em Torres Vedras e esta mostra poderá ser vista até 14 de Maio.






























