A Câmara de Peniche criou a Rota das Igrejas do concelho com o objectivo de valorizar e divulgar o seu património histórico-religioso.
Iniciado em Julho de 2009, o projecto permite a visita de vários templos habitualmente fechados ao público ou que abrem apenas durante as cerimónias religiosas. Nos últimos três anos foram feitas mais de 140 mil visitas, 15% das quais por parte de cidadãos estrangeiros.
São 11 os templos que integram a Rota das Igrejas, dispersos um pouco por todo o território concelhio. Na cidade podem ser visitadas a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, a Igreja de S. Pedro, o Santuário de Nossa Senhora da Remédios e a Igreja da Misericórdia de Peniche. Na Atouguia da Baleia a rota integra a Igreja de S. Leonardo, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja da Misericórdia e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação. Na vila de Serra d´El Rei pode ser visitada a Igreja de S. Sebastião. No Baleal faz parte da lista a Ermida de Santo Estêvão.
Este ano, a renovada igreja de S. José, integrada no circuito de visita do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, pode também ser visitada no âmbito deste projecto.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























