Início Cultura Igreja do Pópulo é o único local intacto onde se representou um auto de Gil Vicente

Igreja do Pópulo é o único local intacto onde se representou um auto de Gil Vicente

0
Igreja do Pópulo é o único local intacto onde se representou um auto de Gil Vicente
O investigador Nicolau Borges deu a conhecer vários pormenores relacionados com o templo | N.N.

“Gil Vicente e as Caldas”, assim se designou a sessão organizada pelo PH em parceria com a Universidade Sénior das Caldas, a 21 de Fevereiro, na Igreja do Pópulo. Os historiadores Isabel Xavier, Nicolau Borges e Joana Beato Ribeiro deram uma lição de história sobre o local, o dramaturgo e a sua influência nas Caldas. A iniciativa decorreu na Igreja do Pópulo, o único local que se mantém intacto onde em 1504 foi representado o Auto de S. Martinho de Gil Vicente.

“Antes do concílio de Trento, as igrejas eram mais abertas e acolhiam autos e representações”. Quem o afirmou foi Nicolau Borges, historiador e membro do PH acrescentando que foi no interior da Igreja do Pópulo que em 1504 foi representado o Auto de S. Martinho, de Gil Vicente. Nicolau Borges deu a conhecer vários pormenores sobre a arquitectura e a decoração artística deste templo, considerado uma “igreja salão”. Era nesta igreja que os enfermos se confessavam e comungavam antes de iniciar os tratamentos. A capela comunicava directamente com a zona hospitalar de modo a que os doentes pudessem ouvir os ofícios religiosos. Por isso desde sempre esteve exposta à acção da água termal e sempre teve necessidade de um investimento constante na sua manutenção.
O templo é dedicado a N. Sra. do Pópulo e ao nível exterior “tem pouca projecção”. Se não fosse a sua imponente torre sineira, “mal se dava por ela”, referiu. A construção da igreja teve que ser adaptada por causa da existência das nascentes. Segundo o historiador, D. João V foi obrigado a intervir nas suas fundações pois “o edifício do Hospital Termal estava literalmente a afundar-se”.A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo é o único Monumento Nacional da cidade das Caldas e já se encontra classificada como tal desde 1910.

Um elogio à caridade régia

Joana Ribeiro, também investigadora do PH, centrou a sua intervenção na representação do Auto de S. Martinho pelo próprio Gil Vicente em 1504. O dramaturgo esteve presente, assim como a sua mecenas, a rainha D. Leonor, que encomendou a obra e assistiu à estreia da sua representação. Só que a peça “foi pedida muito em cima da hora” e como tal “era muito curta”, limitando-se à cena em que S. Martinho corta a sua capa para que o mendigo se possa proteger do frio. A investigadora contou que este auto é a segunda peça do curriculum de Gil Vicente e que se seguiu ao Monólogo do Vaqueiro, de 1502.
A historiadora deu a conhecer que Gil Vicente quis estabelecer um paralelismo entre a caridade do cavaleiro da peça com os actos caritativos da rainha D. Leonor. Há ainda uma outra curiosidade relacionada com a peça estreada nas Caldas: é a única peça vicentina onde é representada a vida de um santo, S. Martinho. Após a representação da peça, seguiu-se a procissão de Corpus Christi por toda a localidade.

Influências vicentinas

Por seu lado, a presidente do PH, Isabel Xavier, deu a conhecer actividades e iniciativas que tiveram lugar nas Caldas e que se centraram na figura de Gil Vicente. Em 1991 foi criada na Casa da Cultura a Associação Vicente que editou todas as obras do dramaturgo. Segundo a investigadora, as obras vicentinas foram alvo de várias iniciativas levadas a cabo em parceria por grupos e entidades nacionais como foram os casos do grupo de teatro A Barraca e do Instituto de Teatro Paula Quintela.
A historiadora também referiu que o Auto de S. Martinho tem sido representado tal como fez o Teatro da Rainha em 2012. O próprio nome do grupo de teatro residente também tem influência vicentina e refere-se à rainha D. Leonor. Nos anos 90, o ceramista Armando Correia, reproduziu várias das personagens dos autos vicentinos em cerâmica e também Ferreira da Silva, enquanto construía o seu Jardim de Água, referiu que se deixou também influenciar por Gil Vicente, ao colocar varandins na sua instalação contemporânea.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.