Idosos de A-dos-Negros mostram as fotografias que aprenderam a tirar

0
888
As fotografias estão penduradas num estendar fotográfico | D.R.

Até ao dia 22 de Julho está patente na Junta de Freguesia de A-dos-Negros (ADSFAN) uma exposição de fotografia muito especial. As imagens foram tiradas por utentes do lar daquela instituição com mais de 80 anos que aprenderam agora a expressar-se pela imagem.

- publicidade -

Quatro participantes, com idades entre os 82 e os 89 anos aprenderam a mexer e a fotografar com máquinas digitais, com a ajuda da psicóloga Rosalinda Chaves da ADSFAN, aprenderam a fotografar. Os quatro tiveram pouca escolaridade (só um sabe ler), provêm do meio rural e até terem chegado ao lar de A-dos-Negros, “nunca tinham pegado numa máquina fotográfica”, explicou a mentora desta iniciativa, designada Photovoice.
A responsável conta que houve uma participante que mostrou menos entusiasmo mas, em compensação houve uma outra que “nunca largava a máquina!”. Rosalinda Chaves notou que nestas idades “procura-se usar a fotografia como retrato, como espelho do que é bonito”.
As fotografias do projecto revelam momentos com familiares, de plantas e de quem os trata no lar. Ao longo do processo iam comentando que, afinal, “mesmo depois de velhos ainda se pode aprender!”.
Rosalinda Chaves vai querer dar continuidade a este projecto com outros utentes de outras valências da ASDN. “Agora vou analisar o que aconteceu e vou tentar obter financiamento para poder continuar”, disse a psicóloga, que precisa de mais máquinas fotográficas para os participantes do Photovoice.
A coordenadora deste trabalho frequenta o IPL, está a tirar o mestrado em Intervenção e Animação Artística e é com gosto que usa as artes como método de trabalho nas questões relacionadas com as áreas sociais.
Patente está também uma segunda exposição, da autoria de Telma Vale, que se designa “O Espelho do Olhar” e que é também sobre os utentes da ADSFAN. As duas mostras poderão ser apreciadas na Junta de Freguesia até 22 de Julho.

- publicidade -