A comunicação e divulgação do espaço museológico foi um dos pontos trabalhados pelos alunos, que sugeriram a criação de eventos
Foi depois de visitarem o Museu de Ciclismo e de conversarem com a equipa que o dinamiza, que os alunos do mestrado em Design Gráfico da ESAD fizeram propostas para aquele espaço museológico.
O resultado do trabalho, desenvolvido no âmbito da cadeira de Seminários, foi apresentado no dia 12 de maio.
A criação de uma nova identidade para o museu foi uma das propostas, mas também a melhoria da comunicação e divulgação através da colocação e uniformização da sinalética e através da criação de novos e modernos panfletos e cartazes foram sugeridas pelos estudantes, que pensaram também no desenvolvimento de eventos, como noites com projeções de cinema ou jogos de escape tower a realizar no museu.
Houve quem desenvolvesse livros com imagem em movimento, quem criasse stickers (autocolantes) para os visitantes levarem uma lembrança e também e quem tenha idealizado um jornal para o museu.
Um dos projetos propunha a criação de uma camisola de ciclismo para o museu, que seria vendida como merchandising e que poderia ser adaptada e adotada como farda da equipa.
A docente Silvia Raquel desafiou o museu a apoderar-se de alguns elementos destes trabalhos, para que eles não sejam apenas trabalhos para uma nota escolar.
Já Mário Lino, fundador deste espaço museológico, mostrou-se esperançado de que este projeto seja o princípio de mais visitas e momentos de intercâmbio entre a escola e este espaço museológico. “Hoje o museu sai mais rico”, resumiu. ■































