No próximo domingo, 15 de Maio, será assinalado o 110.º aniversário do nascimento de Humberto Delgado e haverá celebrações na Cela Velha (Alcobaça) e em Lisboa. E isto porque nesse dia, o Aeroporto Internacional da capital vai passar a designar-se “Aeroporto Humberto Delgado”. O general foi um dos fundadores da TAP e por isso esta será “uma justa homenagem”, disse José Aurélio, autor da obra sobre Humberto Delgado, na Cela Velha. Esta peça de arte pública também está a celebrar o seu 40º aniversário.
O “general sem medo” sentia-se em casa na Cela Velha, de onde era natural a sua mulher e onde passava os seus tempos de lazer.
Na cerimónia que se vai realizar no próximo domingo, 15 de Maio, serão assinalados os 40 anos da obra dedicada a Humberto Delgado que foi feita pelo escultor alcobacense José Aurélio. A obra, de grande formato, foi inaugurada em 1976 e “é algo que me orgulha pois passadas quatro décadas mantém grande actualidade. Podia ter sido feita no mês passado”, contou o artista à Gazeta das Caldas. A obra refere-se não só à coragem do general como também “ao medo que os governos sugerem às pessoas para as dominar”.
Esta iniciativa comemorativa une o escultor alcobacense ao Rancho Folclórico e Etnográfico Papoilas do Campo, que também contam com o apoio da autarquia para esta celebração.
Desde o dia 25 de Abril, que se encontra patente, na Praça General Humberto Delgado, na Cela Velha, a exposição “Fragmentos de Liberdade” que integra fotografias, recortes de jornais locais e nacionais que mostram a oposição que este militar fez ao Estado Novo.
A mostra, patente até 18 de Setembro, tem como comissários Alberto Guerreiro, Iva Vieira e José Aurélio.
Trata-se de uma instalação museográfica ao ar livre e retrata a história da edificação da obra de homenagem a Humberto Delgado. Está também prevista uma conferência, que terá lugar a partir das 16h00, onde vão participar dois pilotos aviadores – Mário Correia e Domingos Pereira – conhecedores do percurso do general e ainda os caldenses, José Luís Almeida Silva, Isabel Xavier e Joana Tornada.































