
Rainha D. Leonor relembrada em missa, conferência e em ceia quinhentista
No sábado, 13 de setembro, D. Manuel Clemente recordou a vida e obra da Rainha D. Leonor, no Salão Nobre do Hospital Termal. O convidado foi Cardeal-Patriarca de Lisboa de 2013 a 2023 e é também historiador e académico e teve casa cheia de gente que o quis ouvir, recordando a Rainha. D. Clemente contou que D. Leonor viveu vários acontecimentos dramáticos e ainda assim “nunca se deixou abater”.
A Rainha nasceu em 1458 e vai sobreviver a momentos dramáticos que lhe deixarão marcas. A Rainha, que nasceu em Beja e que morreu em Lisboa em A vindo a falecer em 1525, foi bisneta dos reis da segunda dinastia e viveu tempos de grandes transformações. O seu marido, D. João II, vai querer colocar a nobreza “em ordem” quando lhe chegam notícias de conspirações contra si. E assim, D. Leonor assiste ao assassinato do seu irmão, o duque de Viseu, pelo seu marido no Paço de Setúbal.
“Ainda houve uma outra tragédia que a marcou profundamente e que aconteceu pouco tempo depois da fundação do Hospital das Caldas e que é a morte do seu filho único, D. Afonso”, disse o convidado, explicando que será posteriormente o irmão mais novo da Rainha, D. Manuel I, o sexto na sucessão ao trono, que irá suceder ao seu marido, D. João II. “Insisto que esta mulher tinha várias razões para se retirar da vida pública, mas a verdade é que nunca o fez”, disse o cardeal, contando que a Rainha sempre teve uma atitude persistente, algo fundamental para levar adiante a fundação não só do Hospital Termal das Caldas, como à fundação das Misericórdias”, disse D. Manuel Clemente. Este também se deteve na ação do cardeal D. Jorge da Costa, conhecido como cardeal Alpedrinha que obtinha as necessárias licenças para os projetos caritativos da Rainha. “Ele esteve 30 anos em Roma e foi patrocinador dos projetos portugueses”, contou o orador.
Acrescentou que era ele que conseguia as graças espirituais dadas a todos os que dessem doações ao Hospital das Caldas. “O cardeal conhecia as Misericórdias que existiam em localidades italianas, além de ter influenciado na escola de N. Sra. do Pópulo para nomear a igreja do Hospital caldense”. Para D. Manuel Clemente, a rainha foi uma mulher de ferro a quem também se deve a formalização da vila das Caldas em 1511 e até a criação do primeiro concelho, que era bem pequeno no início”. O irmão da rainha, D. Manuel também quis criar este concelho-tampão às ambições dos monges de Alcobaça que “tinham uma tendência expansionista e queriam descer de Tornada para baixo, quando os limites traçados não lhes permitia. Para D. Clemente estas decisões “têm mão da Rainha”, garantiu o convidado, acrescentando que a ela se deve o facto da Igreja do Pópulo ter o melhor que havia na altura, tendo sido construída por gente que estava a trabalhar no Mosteiro da Batalha. “E tem do melhor que havia no que se refere à arquitetura, à escultura e à pintura”. Foi também fundadora da Misericórdia de Lisboa, fundada em 1498 e antes já dava esmolas para amparo aos presos, para que enterrassem os mortos desamparados, entre ações caridosas. “A melhor forma de a homenagear é dar continuidade ao seu trabalho nos dias de hoje”, rematou.
A vereadora da Cultura, Conceição Henriques, teceu elogios à ação de Rainha D. Leonor e, no final, distribuiu pelos responsáveis das várias entidades uma medalha, feita por alunos do Agrupamento da D. João II. A medalha que serviu de suporte a um desenho de N. Sra. do Pópulo foi feita com materiais reciclados como cascas de ovo.
A peça foi entregue aos representantes da autarquia, assembleia municipal, paróquia e Misericórdia.
A conferência foi antecedida por uma “Missa Vespertina da Exaltação da Santa Cruz” que teve lugar na Igreja de N. Sra. do Pópulo e foi seguida pelo Banquete Quinhentista, organizado pela Raynha das Águas em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
A programação dos 500 anos do Legado de D. Leonor contará com mais conferências e até com a edição do Compromisso da Rainha que está a ser preparada pelo Teatro da Rainha.






























