Historiadores dinamizam visita às Linhas de Torres

0
624

notícias das CaldasNo próximo dia 16 de Julho terá lugar uma visita guiada a alguns pontos estratégicos do sistema defensivo das Linhas de Torres (Alhandra, Vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço) e ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

Esta actividade – organizada pelos município de Óbidos, Vila Franca de Xira, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã, em colaboração com a Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos – tem por objectivo assinalar o bicentenário da terceira Invasão Francesa.
Construídas entre 1809 e 1810, em relativo segredo, as três linhas defensivas, constituídas por um intricado sistema de fortes, redutos, estradas e baluartes, estendiam-se por mais de 80 quilómetros. Das linhas destacam-se 152 fortificações colocadas em locais estratégicos, guarnecidos por 354 peças de artilharia e 34 mil homens, que tornavam a passagem do invasor uma tarefa praticamente impossível.
Estas linhas foram postas à prova no final de 1810, com a eficácia para a qual foram desenhadas. Os 65 mil franceses enviados por Napoleão para conquistar Lisboa foram retidos na zona de Vila Franca de Xira e Sobral de Monte Agraço através deste sistema defensivo que impossibilitava o avanço por qualquer via ou caminho para a capital. O sistema “terá espantado o próprio marechal Massena que ao ver tal muralha, terá exclamado: que diable!!!”, explicam os historiadores do Arquivo Histórico de Óbidos, Ricardo Pereira e João Pedro Tormenta.
Os interessados em participar nesta visita poderão inscrever-se no Posto de Turismo de Óbidos (262959231) ou no Arquivo Histórico Municipal de Óbidos (262955500 – Extensão 2341).

- publicidade -

 

- publicidade -