Crianças e jovens da Academia Desenhos do Bruno pintaram um mural junto ao Parque Infantil da Encosta do Sol que teve o apoio da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. A pintura de 63 metros reflecte sobre a multiculturalidade

Foi inaugurado a 8 de Agosto, o novo mural feito pelos alunos da Academia Desenhos do Bruno.
No sábado de manhã juntaram-se alguns dos autores – com os respectivos pais e amigos – e todos munidos das respectivas máscaras – marcaram presença no momento inaugural neste trabalho de arte pública.
Depois do painel feito na Mata e um segundo junto ao hospital, a nova pintura embeleza agora a área junto ao parque infantil, na Rua Dr. Manuel Carvalho, na Encosta do Sol. A obra dedica-se à multiculturalidade e, por isso,“não podia estar mais actual por causa do racismo”.
Na pintura trabalharam 17 alunos, com idades entre os sete e os 17 anos, e que realizaram esta proposta de 63 metros de largura e com dois de altura.
Este é já o terceiro mural que a Academia faz em espaços públicos de diferentes zonas da cidade termal.
Este ano, os alunos até tinham um muro privado onde poderiam ter feito trabalhos, sendo possível “preferimos trabalhar no espaço público, contribuindo para melhorar o espaço urbano”, referiu o cartoonista Bruno Prates que, além de coordenar o atelier Desenhos de Bruno e que é também colaborador da Gazeta das Caldas.
A Academia, tal como nos trabalhos de arte pública anteriores, contou com o apoio da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório que apoia na logístico e financia também com a compra de materiais.
Vítor Marques, presidente da Junta, referiu que apoia estes projectos pelo envolvimento das crianças que frequentam o 1º ciclo e ainda afirmou que os murais feitos pelos alunos da academia “estão a ficar cada vez melhores”.
Tiago Henriques tem 7 anos e frequenta a Escola de Alvorninha. “Foi brilhante, fiz um pouco de tudo”, disse o participante, contente por ter integrado este projecto colectivo. Também Alice Kotelyanets, de 12 anos, gostou deste desafio sobretudo “pela mensagem”.Aquela aluna, que frequenta a Secundária Raul Proença, apreciou “desenhar e conviver” com os seus companheiros de pintura. João Pinhão, de 14 anos, estudante da D. João II, também referiu a importância da mensagem ao passo que Joana Sousa, de 13 anos, da Raul Proença, considera que o tema da diversidade humana “está na ordem do dia”.

- publicidade -