Há um novo espaço de artes no Chão da Parada

0
1226

Há um novo local que se dedica à aprendizagem das artes, sobretudo à cerâmica

Abriu recentemente e designa-se Arneiro Art Center e fica na Rua dos Carvalheiros nº 19 no Chão da Parada e é um novo espaço dedicado ao ensino das artes, sobretudo à cerâmica mas também à pintura e à escultura.

Sónia Melo é natural de Toronto mas a sua família é do Chão da Parada (Tornada).

- publicidade -

A autora, que viveu e que se formou noutros países, está de regresso às suas origens e decidiu então criar um espaço dedicado às artes e à sua aprendizagem.

Sónia Melo viveu desde os oito aos 18 anos nas Caldas e depois voltou para se formar em Toronto, no Canadá, tendo estudado artes, desde a fotografia à cerâmica. Posteriormente, viveu durante uma década em França e em 2015 regressou a Portugal para se formar em Cerâmica e Vidro no Cencal.

A coordenação do projeto é dividida com Elsa French, artista que também se dedicou profissionalmente ao design. Ambas tiraram várias formações em cerâmica no Cencal.

“Pretendemos que este seja o nosso espaço de trabalho e também que possa servir de lugar para que outros autores possam fazer aqui os seus workshops”, disse Sónia Melo que além da vertente artística, também se dedica ao ensino de várias línguas. O Arneiro Art Center, aberto neste verão já recebeu vários ceramistas e, segundo Sónia Melo, este projeto gostaria de trabalhar, em conjunto, com as estruturas locais da terra, desde as creches até aos lares.

Outro espaço para quem sofre de doenças crónicas
A responsável do Arneiro Art Center tem ainda uma segunda ideia de construir, na área da sua habitação, um projeto destinado a mulheres que sofrem com doenças crónicas. Sónia Melo gostaria que este fosse um local agradável, que pudesse contribuir para a recuperação da saúde e onde pudesse ser feitas terapias alternativas.

Sónia Melo, que tem participado em exposições coletivas de grupos de autores feitas nas Caldas, dispõe-se agora a coordenar workshops de cerâmica a grupos de quatro até seis participantes.

Neste espaço do Chão da Parada, sob coordenação das duas autoras, pode aprender-se várias técnicas desde a pintura de azulejo, passando pela lastra ou rolo.
Além do espaço de trabalho das duas autoras, o Arneiro Art Center também terá espaço de loja e, no futuro, quer abrir-se à colaboração de outros autores e ceramistas. E quem sabe, no futuro, gostariam também de organizar residências artísticas e realizar exposições no espaço.

O espaço, que tem três áreas distintas, está preparado para receber vários tipos de público. O público poderá aprender várias artes no ambiente calmo do Chão da Parada. Sónia Melo dedica-se à cerâmica desde os anos 90 se bem que a sua primeira área de estudo artística foi a da fotografia analógica.

Sónia Melo e Elsa French são as responsáveis pelo Arneiro Art Center
- publicidade -