
Dois autores formados na ESAD mostram peças inspiradas em elementos naturais
A exposição “In Natura” do Pandan Atelier (Romeu Gonçalves, 1975 e Vanessa Paraizo, 1975) propõe um percurso por um conjunto de trabalhos recentes em latão, madeira e pedra.
No total podem ser apreciadas 150 peças deste casal que se formou na ESAD nos anos 1990. Foi, aliás, na escola de artes caldense que se conheceram e partilharam com Gazeta da Caldas que a cumplicidade entre ambos começou nessa época e hoje as obras que criam “jogam com a complementaridade do universo de ambos, havendo sempre uma ajuda mútua”.
O ponto de partida para executar as suas criações é a natureza, não só como inspiração mas também “como replicação e transformação da mesma”. É pois a partir de folhas de oliveira, de pedras apanhadas na praia e de madeiras recicladas “que damos vida a estes materiais”, contou o casal.
Romeu Gonçalves e Vanessa Paraizo vão continuar a dedicar-se à produção de peças para as quais fazem a recolha de fragmentos naturais. O processo de construção das peças enraíza-se “na manualidade do gesto escultórico”, contaram os artistas, que vão continuar a dedicar-se às criações, inspiradas no mundo natural e vão também melhorar a comunicação do trabalho do seu atelier nas plataformas digitais.
“In Natura” está patente no Museu Malhoa até ao dia 13 de dezembro.

































