
Francisco Luís destaca-se em festivais internacionais de guitarra. Caldense vive na Holanda e atua pelo mundo.
O guitarrista Francisco Luís não pára de surpreender com atuações em festivais internacionais. Recentemente, o caldense sagrou-se vencedor do festival de 2022 Florida Guitar Foundation Competion, mais um marco numa promissora carreira.
O músico contou à Gazeta das Caldas que, após uma primeira ronda, em formato online, qualificou-se com sucesso para a fase final, juntamente com outros três finalistas, que se encontram a representar os Estados Unidos, a Polónia e a Tailândia.
Os quatro artistas receberam prémios monetários, tendo sido atribuído ao jovem caldense o mais significativo, no valor de 3.000 dólares, incluíndo a possibilidade de atuar no próximo ano naquele festival norte-americano.
É a primeira vez na história desta competição que um guitarrista português vence o primeiro prémio, sucedendo à vencedora da edição passada, a russa Vera Danilina.
O músico, de 24 anos, reside em Den Haag (Holanda), onde leciona aulas privadas, atua em salas de concerto e ainda se prepara para integrar os diversos concursos internacionais.
O guitarrista, natural das Caldas, já se tinha sagrado vencedor do Concurso Internacional de Puerto Montt, no Chile. Além da distinção, o triunfo permitirá ao guitarrista dar um novo concerto no festival do próximo ano.
Entre outras distinções, o caldense que é também compositor e professor, foi também o vencedor do 2022 Baltic Guitar festival e do Redi Marku Guitar competition.
O músico foi também selecionado para o 1º Festival de Guitare de Luxembourg. E, à semelhança do concurso americano, foi feita uma pré-seleção online que selecionou 40 participantes, representando mais de 15 nacionalidades.
A 27 de setembro, Francisco Luís recebeu a notícia que fora, mais uma vez, selecionado para a grande final, que se vai realizar no próximo dia 23 de outubro.
O jovem português competirá com outros quatro finalistas, Marko Topchii (Ucrânia), Nikica Polegubic (Croácia), Io Iamada (Japão/Alemanha) e Luis Alejandro Garcia (Espanha).
Primeiro Eurostrings luso
O guitarrista dedica-se à música desde os 11 anos e começou a dar os primeiros acordes no Conservatório das Caldas. Prosseguiu estudos no Conservatório Nacional e, em 2020, com apenas 22 anos, tornou-se no primeiro artista português Eurostrings a ter vencido o concurso internacional de guitarra, Harmonia Cordis, na Roménia. Com esta conquista, alcançou o estatuto de músico de topo que lhe permite atuar e dar masterclasses por todo o mundo, ensinando outros intérpretes.
A Eurostrings é uma plataforma que elege guitarristas de topo de todo o mundo, projetando os seus talentos ao proporcionar-lhes a realização de masterclasses e concertos por vários palcos europeus, por forma a divulgar a arte.
Segundo o guitarrista, esta plataforma inclui vários festivais de guitarra por toda a Europa e seleciona os vencedores das competições dos respetivos festivais para atuar e também para ensinar esta arte.
Francisco Luís já conquistou mais de 30 prémios a nível internacional, incluindo vários primeiros prémios em festivais onde é a primeira vez que são conquistadas por um músico português, indicadores que atestam o potencial do caldense, que dedilha o sucesso com uma guitarra nas mãos.






























