“Guerra vivida, guerra sentida” no Cadaval

0
733
A exposição pode ser visitada até 28 de Janeiro

Está patente na biblioteca municipal do Cadaval uma exposição de fotografias que retrata a experiência do ex-militar Pedro Monteiro no Afeganistão em 2005 e 2007, como comandante de equipa de uma companhia de comandos.
Integrada nas comemorações do 13º aniversário da restauração do concelho, que decorreram a 13 de Janeiro, a exposição, intitulada “Guerra vivida, guerra sentida”, retrata alguns dos momentos do cadavalense naquele teatro de guerra.
“No Afeganistão deparei-me com variadíssimas situações, onde a pobreza e a falta de dignidade humana atingem os seus limites”, comentou o autor, de 29 anos.
Pedro Monteiro considera que todas as missões deverão ser relembradas, partilhadas e discutidas publicamente. “Só desta forma a informação e a verdade pública de cada um de nós poderão ser usadas como partilha de conhecimentos e de experiências vividas, em cenários que não estão ao alcance do cidadão comum e que servem como uma verdadeira experiência de vida”, explicou.
Nascido nas Caldas da Rainha, em 1982, Pedro Monteiro cresceu no Cadaval e reside actualmente Lisboa. Durante dois anos foi instrutor militar no curso de formação de comandos do Regimento de Infantaria nº 1.
Em 2005 e 2007 comandou uma companhia de comandos destacada como força de reacção rápida, ao serviço da Força Internacional de Segurança e Assistência da NATO, no Afeganistão, em 2005 e novamente em 2007.
Participou então em várias experiências naquele país, desde operações de escolta e segurança a altas entidades, ao apoio do centro de contagem de votos durante o período eleitoral do Afeganistão.
Actualmente Pedro Monteiro encontra-se a concluir o curso de Engenharia em Protecção Civil, no Instituto Superior de Educação e Ciências, em Lisboa.
A exposição vai estar patente até 28 de Janeiro e pode ser visitada no horário da bblioteca municipal: à segunda-feira, das 14h00 às 18h00, de terça a sexta, das 9h00 às 18h00 e  ao sábado, das 9h00 às 13h00.

P.A.

- publicidade -