Grupos de teatro nos Pimpões vão estrear novas peças

0
584

Há novos grupos de teatro a nascer na cidade. Os Pimpões, que se encontram a celebrar o seu 75º aniversário, têm a  funcionar dois colectivos que vão estrear peças. A primeira será representada pelo grupo Teatro de Boca que integra 10 jovens que frequentam cursos de teatro na cidade e levam hoje ao palco da colectividade “O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. A 15 e 16 de Novembro, o grupo dos adultos vai recordar a peça “Revista das Revistas” que, nos anos 80, foi estreada por Fernando Antão naquela colectividade.

O Teatro de Boca tem 10 elementos, todas raparigas entre os 16 e os 20 anos, que frequentam os cursos profissionais ligados ao teatro no Colégio Rainha D. Leonor e a licenciatura em Teatro da ESAD. “Estou a adorar a experiência de trabalhar com elas. Este é o início de uma companhia residente. Estou muito confiante com o Teatro de Boca”, disse a actriz Tânia Leonardo, que é a encenadora do grupo.
Este ano o grupo vai apresentar várias peças nos Pimpões que fazem parte do currículo escolar. Depois do “Auto da Barca do Inferno”, seguem-se “Ulisses”, “A menina do mar” e “Frei Luís de Sousa”. Desta formas as escolas da região poderão levar os seus alunos a ver num palco caldense os textos em palco, pelas actrizes do Teatro de Boca. “Já não é necessário deslocar professores e alunos a outras cidades para ver repertório escolar”, comentou a actriz.
A peça conta com música do grupo Goliardos, que são de Óbidos e dedicam-se à música medieval.
Os espectáculos terão uma representação única e depois poderão ser “comprados” pelas escolas. A representação única dirige-se ao público em geral e convidados, tal como acontece hoje, na colectividade.
Os bilhetes custam 7,50 euros, sendo que os sócios dos Pimpões só pagam cinco.

Fernando Antão e o teatro caldense

- publicidade -

Nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, pelas 21h30, este grupo irá estrear uma peça que tem por base “A Revista das Revistas” que foi feita em 1984 nos Pimpões pelo encenador Fernando Antão.
Este projecto visa celebrar os 75 anos da colectividade e Tânia Leonardo foi convidada para o dirigir pois  é familiar do encenador e também detentora do seu espólio cultural relacionado com o teatro.
Tânia Leonardo diz que a “Revista das Revistas” já incluía excertos de várias peças que foram representadas nas Caldas desde 1937 e que agora vai voltar a inspirar este trabalho que será apresentado em meados de Novembro.
“Nesta revista tenho a minha família toda em cena”, contou a encenadora, explicando que dirige pai, mãe e irmã neste grupo de adultos que ensaia na colectividade nos serões de quarta-feira (ver caixa). O grupo  possui 13 elementos, todos voluntários e amadores, com idades entre os 18 e os 70 anos.
“Não representaremos a peça na íntegra pois não há dinheiro para tal, mas há muita vontade, logo é uma celebração do aniversário e ainda um homenagem a Fernando Antão e ao que foi feito no teatro nas Caldas”, disse a coordenadora do projecto, que vai abordar como era a cidade antigamente, “mas que também inclui criticas à actualidade”.
Apesar do teatro de revista não ser o género onde se move com mais à vontade, Tânia Leonardo está a gostar desta experiência tendo ainda revelado que os textos da nova recriação são da peça de 1984, dos próprios elementos do grupo e também seus.
A também actriz, que terminou há pouco a digressão da peça “O Grande Salão”, de Martim Pedroso, vai regressar a Lisboa para integrar o elenco de uma nova peça que estreia no próximo mês de Março e que tem texto de João Craveiro.
Os bilhetes para assistir À “Revista das Revistas” podem ser adquiridos na secretaria da colectividade, custam seis euros para o público em geral e quatro euros para os sócios.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

Expressão dramática nos Pimpões e no Centro da Juventude

Há neste momento dois espaços onde vão decorrer aulas de Expressão Dramática de forma regular, área que foi suprimida das escolas e que antes se incluía nas actividades exta-curriculares.
Além de dirigir os dois grupos de teatro, a actriz Tânia Leonardo também lecciona aulas de expressão dramática nesta colectividade. Aos sábados de manhã, entre as 11h30 e as 13h30, as aulas funcionam para alunos com idades entre os seis e os 12 anos. No final do ano lectivo, os participantes vão apresentar um espectáculo.
Dos 14 aos 18 anos, as aulas funcionam às quartas-feiras, das 18h00 às 20h00 e os adultos à quarta-feira, às 21h30. A frequência mensal tem um custo de 20 euros.
Estão também abertas inscrições para as aulas de Expressão Dramática e Teatro no Centro da Juventude que se dirigem a crianças com idades até aos 13 anos. As aulas vão decorrer às segundas e quartas-feiras, entre as 18h30 e as 19h30 e custam 18 euros (com Cartão Jovem) ou 20 euros (sem Cartão Jovem).
No dia 5 de Novembro, entre as 18h00 e as 19h00, vai realizar-se no Espaço + (que fica na EBI de Sto. Onofre) uma aula aberta de Expressão Dramática e Teatro, que se destina a pais e filhos. Serão feitos exercícios de corpo e voz, improvisação, concentração e vários jogos teatrais. Mais informações pelo tel. 919690493 ou do e-mail sofiaseno@hotmail.com

N.N.

- publicidade -