Decorreu em Manchester (Inglaterra), entre os dias 8 e 17 de Julho, o Festival Internacional de Teatro Jovem “Contacting the World”. Os Silos Contentor Criativo faz-se representar no âmbito do programa europeu Erasmus+ com 16 jovens, todos eles alunos e ex-alunos da ESAD, que integram o grupo Dentada Macaca. Este grupo viajou até Inglaterra com o seu encenador, Cláudio Teixeira, que este explicou à Gazeta das Caldas que não podiam ter sido recebidos de melhor forma.
“Sentimo-nos genuinamente respeitados e tratados com uma dignidade acima da média. Acho que infelizmente não estamos habituados ao que deveria ser normal na nossa profissão, na nossa própria terra”, disse o responsável do grupo, formado em Teatro pela ESAD. O encenador explicou que se estabeleceram importantes contactos com actores e encenadores da Bélgica, China, Dinamarca e Reino Unido. “Acredito que irão dar fruto as redes de contactos que criámos com artistas de vários pontos do globo. Têm muita vontade de visitar as Caldas da Rainha”, frisou Cláudio Teixeira.
Após esta experiência, o coordenador dos Dentada Macaca considera que os 16 jovens foram “verdadeiros embaixadores de Portugal e das Caldas, pela forma apaixonada e carinhosa com que todas aquelas pessoas de idades distintas, abraçaram o nosso país e a nossa cidade à distância”.
O grupo de teatro caldense foi o primeiro de nacionalidade portuguesa a participar neste festival que se realiza a cada dois anos naquela cidade inglesa.
O Festival Internacional de Teatro Jovem “Contacting the World” tem como objectivos a colaboração e partilha intercultural e a criação de situações de aprendizagem e desenvolvimento de competências, a partir do confronto e ajuste de diferenças interculturais.































