Grupo de Cantares do Orfeão Caldense apresentou-se no sábado no E. Leclerc

0
838
O Grupo de Cantares, que retomou as atuações no passado sábado, está pronto para responder a convites para atuar

O grupo renovado marcou o início das atuações na festa de aniversário do hipermercado da cidade. Dedicam-se à música tradicional

O Grupo de Cantares do Orfeão Caldense retomou a atividade no passado sábado, 25 de outubro, tendo atuado, durante a manhã, no supermercado E. Leclerc.

O dia era de festa e de celebração como tal, o grupo atuou no estabelecimento comercial que assinalou naquele dia o seu 32º aniversário.

- publicidade -

O grupo voltou, agora renovado e com novos elementos e está sob a coordenação da maestrina Ruth Horta, que durante 17 anos esteve à frente do grupo coral principal do Orfeão Caldense.

O Grupo de Cantares tem agora novos elementos, muitos trazidos pelos anteriores coralistas. “Ao todo já somos vinte elementos”, disse Ruth Horta, acrescentando que foi aproveitado algum do repertório anterior e das canções tradicionais e populares da música portuguesa.

Além dos cantores, a maestrina acompanha o grupo com o seu acordeão e têm ainda dois elementos que tocam e acompanham o grupo à guitarra. Serão também em breve acompanhados por uma senhora deste coletivo que também toca flauta transversal.

O grupo cantou cerca de meia hora junto ao piano do E- Leclerc, na entrada do estabelecimento e depois ainda atuaram por várias zonas do hipermercado.

“Cantámos junto à padaria, das frutas e da roupa e dando uma volta pelos corredores, surpreendendo os clientes”, disse a maestrina, satisfeita com esta primeira participação do grupo. Apesar da maioria ter mais de 70 anos, há alguns mais novos que aderiram a esta proposta musical, mais relacionada que traz sangue novo ao grupo. Entre outros, o Grupo de Cantares entoou temas como a Larica Verde, Alecrim, Saia Velhinha, Rama oh que linda Rama e o Olaré Sissi.

“No geral, cantamos a uma só voz”, contou a responsável explicando que os ensaios deste grupo decorrem às segundas-feiras, entre as 20h30 e as 21h30 nas instalações da Universidade Sénior. “Continuamos a aceitar inscrições. Quem quiser, pode vir experimentar!”, disse. Quer o Grupo de Cantares quer o coro do Orfeão Caldense passaram por um processo de renovação dado que a maioria dos coralistas já ultrapassava os 75 anos.

Agora há de novo condições para reiniciar o trabalho. “Estamos prontos para responder a convites para atuações, sobretudo se estes vierem dos lares, onde iremos com todo o gosto. Também iremos a quem quiser ouvir música tradicional portuguesa”, rematou a maestrina.

O Orfeão Caldense neste momento já ultrapassa as duas dezenas de coralistas e os seus elementos têm idades entre os 40 e os 60 anos.

A apresentação do grupo ao público está prevista para a altura do Natal.

- publicidade -