A nova Escola de Artes e Representação, que abriu nas Caldas (na Rua Amadeu de Sousa Cardoso) durante o Verão, está a apostar também na realização de exposições. O primeiro convidado foi Cristiano Neves, de 21 anos, que se dedica ao graffiti. Além de ter tido feito dois trabalhos que agora dão nova vida às paredes da escola, este autor expõe ainda várias pinturas.
“Sempre gostei de grafitiis e quando abrimos a escola decidi que iria apostar nesta arte urbana para decorar as instalações da escola”, disse Fiona Spreadborough, a responsável pela projecto, que pretende ensinar jovens dos seis aos 16 anos a cantar, dançar e a representar.
A actriz britânica conheceu através da Internet o trabalho de Cristiano Neves e convidou-o para esta participação. Acha que o writer “tem imenso talento” e pediu-lhe dois trabalhos, um no hall e outro na sala destinada à dança.
Cristiano neves, natural de Rio Maior, é finalista de Artes Plásticas na ESAD. O autor fez um grande trabalho retratando personalidades mundiais nas áreas do teatro e da música, como Madonna, Shakespeare ou Gil Vicente, e ainda um par de bailarinas, aludindo assim às várias artes a que aquela escola se dedica. Na sala de dança há mais um graffiti em tons de rosa que dão outro colorido às paredes de salas onde se pretende que os participantes possam dar o melhor de si.
“Normalmente faço o que me pedem”, disse o autor, comentando que já deu resposta a várias encomendas, seja em casas particulares, em bares ou em discotecas. Já realizou projectos nas Caldas, Rio Maior, Lisboa e Santarém, e acha que já houve um maior interesse nesta área, despoletado por séries de televisão juvenis, como os Morangos com Açúcar. Agora considera que está “tudo mais calmo” e é assim que prefere trabalhar. Além do graffiti e de pintura, Cristiano também se dedica à pintura corporal.
Para se dedicar ao graffiti é preciso anos de treino em áreas como o desenho e no caligrafia. “Para se ter um estilo aceitável são preciso alguns anos de treino”, disse o autor que participa em eventos a nível nacional como o Seixal Graffiti. Cristiano Neves, além do graffiti e da pintura, também se dedica às pinturas corporais.
Na exposição fazem parte trabalhos de pintura, colagens e técnica mista que poderão ser apreciados até ao fim do ano, durante a semana, entre as 13h00 e as 18h00, excepto ao domingo.
Alem das crianças, a Escola de Artes e Representação também se vai dedicar à formação de adultos nas área da representação, de street dances e da salsa.
“Queremos ainda fazer um episódio piloto para uma telenovela com gente local e estamos a pensar em abrir as audições no mês de Outubro”, disse Fiona Spreadborough que quer também o apoio da Câmara para este projecto que será filmado na região. Na época do Natal já será também possível aos alunos deste nova escola apresentar um espectáculo à cidade.
A escola portuguesa e inglesa de Artes e Representação fica próximo do Vivaci, na Rua Amadeu de Sousa Cardoso nº3 (em frente à loja de animais). Para mais informações ligar através do telmv. 968218271.
































Excelente iniciativa; esperemos que haja cada vez mais escolas que sigam este exemplo e que dêm espaço a novos talentos do street art.