Gonçalo Gaspar mostra o seu “mundo fantástico” no Espaço Turismo

0
461

A mostra, do ilustrador caldense de criação e a residir em Inglaterra, pode ser visitada até ao final do mês de junho. É a primeira exposição do autor

Ilustrações onde não estão representadas personagens. Existem provas de habitação e pormenores, indicando vidas completas, mas sem pessoas e com o objetivo de despertar a criatividade para povoar estes mundos com as suas próprias personagens e estórias é o convite deixado a cada um dos visitantes pelo autor, Gonçalo Gaspar. A exposição Creeturs e outros mundos fantásticos, que se encontra patente na galeria de exposições do Espaço Turismo, reúne ilustrações criadas nos últimos dois anos, utilizando métodos tradicionais, como fineliners e tintas à base de álcool. A exceção é a série Creeturs, que foi terminada por volta de 2017, composta por peças digitais vetoriais.
Gonçalo Gaspar é um ilustrador caldense de criação, que emigrou para Inglaterra após terminar o curso de Design e Comunicação Multimédia em Coimbra, residindo em Bristol desde 2019. Esta é a primeira exposição do artista que, sendo emigrante já há vários anos, tem “muito prazer” que se realize na cidade onde cresceu e onde ainda tem bastantes laços familiares e amigos. “Para mim é como um “voltar à terra” em que posso mostrar aquilo que tenho feito nos últimos anos, desde que comecei a viajar”, disse à Gazeta das Caldas.
O autor começou por criar uma conta na página do Instagram onde partilha o seu trabalho (instagram.com/gfalvesgaspar) e de onde foram retiradas as peças agora expostas. “Um dos maiores prazeres que tenho como artista é espalhar o meu trabalho pelo mundo e ver o impacto, ainda que pequeno, que posso ter e a inspiração que posso dar aos outros”, salienta. A inspiração vem-lhe das experiências, lugares e imagens que foi absorvendo ao longo da vida, sendo a beleza do mundo natural uma das mais importantes e mais persuasivas na sua arte. “Cada peça que crio, normalmente, surge de uma ideia simples e específica (um balão, uma ilha ou um animal), e explorando esse conceito vou criar uma amálgama das várias influências que tenho e produzir uma imagem única com simbologias e influências variadas”, explica o artista.
Gonçalo Gaspar possui temas e motivos recorrentes nas suas peças e deixa o desafio, a quem se deslocar à sua mostra, para tentar descobrir os telescópios que estão presentes em quase todas as imagens.
Relativamente a próximas exposições, explica que as suas criações são muito detalhadas, e por isso, bastante morosas de produzir, pelo que ainda vai demorar algum tempo até ter peças suficientes para expor de novo. No entanto, diz estar “aberto a propostas”.
A exposição Creeturs e outros mundos fantásticos, que abriu portas ao público a 3 de Junho, pode ser visitada até ao final deste mês, entre segunda e sexta-feira eem horário de expediente, na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo (ao cimo da praça da fruta). ■

 

- publicidade -

Gonçalo Gaspar
Ilustrador

Caldense de criação, emigrou para Inglaterra após terminar o curso de Design e Comunicação Multimédia em Coimbra, residindo em Bristol desde 2019. Atualmente divide o tempo entre e ilustração, cujo trabalho pode ser acompanhado na sua pagina de Instagram e a equipa de gestão de um restaurante com a acreditação de um prato Michelin, o Gambas Tapas Bar, na baixa de Bristol. Apesar do gosto pela gastronomia, Gonçalo Gaspar quer ir dedicando cada vez mais tempo à arte, começar a entrar no mundo da ilustração comercial e continuar a crescer como artista. ■

- publicidade -