Sábado, dia 26 de Junho, vai ser apresentado às 18h30 no CCC, o suplemento “Zé Povinho no país das maravilhas – 135 anos”. Trata-se de um caderno especial editado pela Gazeta das Caldas, que vai ser vendido autonomamente por 3 euros, e que pretende assinalar a primeira vez que esta personagem criada por Rafael Bordalo Pinheiro apareceu pela primeira vez na Lanterna Mágica a 12 de Junho de 1875.
Entre textos e ilustradores contam-se 40 participantes nesta edição de homenagem ao Zé de Bordalo e também ao seu criador. A paginação desta edição especial esteve a cargo de um conjunto de alunos de Design Gráfico da ESAD, que elaboraram três projectos diferentes donde saiu o trabalho que vai ser publicado, de autoria de Vera Gomes. Os restantes alunos que elaboraram maquetes (todas de elevada qualidade) foram Milene, Carina, João Ferreira, Rui Lourenço e João Ferreira.
Entre as páginas deste suplemento contam-se textos e ilustrações inéditas, incluindo uma do próprio Rafael Bordalo Pinheiro, um desenho que foi cedido especialmente para esta colectânea pelo Museu Rafael Bordalo Pinheiro, em Lisboa.
Colaboram nesta edição personalidades de todo o país, entre as quais, Alberto Costa, Alexandre Ramirez, Ana de Palma, o cartoonista António, António Eloy, Artur Henrique Gonçalves, Carlos Albino, Carlos Enxuto, Carlos Moreira, Carlos Pessoa, Carlos Pimenta, Carvalho Homem, Cristina Horta, Isabel Castanheira, Isabel Xavier, João Serra, João Caraça, João Freire, João Paulo Marques, João Pereira Coutinho, João Teixeira Lopes, Jorge Delmar, José do Carmo Francisco, José Manuel Pereira da Silva, José Santa Bárbara, José Vítor Malheiros, Lucília Verdelho da Costa, Luís Afonso, Luís Reis Torgal, Mariana Caldas, Nicolau Borges, Pedro Bebiano Braga, Pedro D’Anunciação, Pedro Soares, Rui Pimentel, Sérgio Neto, Teresa Brandão, Valdemar Santos, Vasco Trancoso, Victor Nogueira, Vítor Silva Tavares, Xohan Viquera e Zé D’Almeida.
Esta edição vai fazer história, podendo vir a ser mais uma preciosidade para os coleccionadores, uma vez que são reunidos contributos de um conjunto variado e muito rico de visões sobre o Zé Povinho do passado, do presente e do futuro, que vai engrandecer ainda mais o seu criador Rafael Bordalo Pinheiro.
Os leitores da Gazeta das Caldas que não queiram comprar esta edição especial do Caderno Zé Povinho (que tem uma tiragem de 2500 exemplares em papel especial), irão receber semanalmente quatro páginas desse caderno com a edição do jornal, devendo retirá-las para completarem o suplemento ao fim das sete semanas de publicação.
O caderno vai estar à venda nos locais onde se vende a Gazeta das Caldas, bem como em várias livrarias de várias cidades do pais.
Aniversário inspira eventos na cidade
Amanhã, 26 de Junho, será apresentada a estrutura Caldas da Rainha, what a Wonderful Place que visa a criação de eventos que possam atrair mais visitantes à cidade. Esta organização – que integra várias entidades, associações e empresas locais – elegeu como primeira temática para trabalhar o aniversário do Zé Povinho e organizou ofertas especiais nalguns serviços de hotelaria local, provas gastronómicas, actividades desportivas, passeios, doçaria, música, exposições e oficinas de arte.
Entre as propostas contam-se, por exemplo, o lançamento do Café “Lote Bordalo” da Mercearia Pena com degustação no sábado no CCC às 17h30, seguido do café literário “135 anos de Zé Povinho” e do lançamento do caderno da Gazeta das Caldas.
Nos restaurantes Pachá, Maratona e Sabores d’Itália será servido amanhã, 26 de Junho, um menu especial inspirado no Zé Povinho que se designa “O Zé provou e aprovou”. A refeição será acompanhada pela prova de um novo espumante Mundus (branco e tinto) da Adega Cooperativa da Vermelha e haverá bombons da Bombondrice que vão acompanhar o café.
Além das exposições sobre Zé Povinho – que estão patentes no CCC e na Vanity Land – amanhã também inaugura uma exposição de cerâmica de Mário Reis que pode ser vista no Céu de Vidro, nas ex-casa da Cultura.
Prometem-se “Zés nas montras do Comercio da cidade”, num acção conjunta entre os ceramistas caldenses, a ACCCRO e o comercio local. Ainda se vão realizar passeios de charrete “à descoberta do Zé Povinho” pelas ruas da cidade, durante todo o dia 26. Estes terão às 11h00 com saída da praça da animação do CCC, numa acção desenvolvida pela GreenServices, charretes do Oeste.
Rectificação
Na ficha técnica do Suplemento “Zé Povinho no país das maravilhas – 135 anos”, por lapso não foram incluídos os nomes de todos ao autores que colaboraram na sua elaboração, faltando a referência a António Eloy e a Carlos Pimenta. Contudo, os seus textos, que era o mais importante, não ficaram esquecidos.
A ambos e aos leitores as nossas desculpas.






























