
Peças de design e móveis de decoração, pinturas, cerâmicas, joalharia, roupa, acessórios de moda e produtos cosméticos são alguns dos produtos que podemos encontrar na PHABRIK art + design, uma galeria de arte localizada em Serra D’el Rei (Avenida da Liberdade, nº 22). Este é um projecto que tem a assinatura de Sandra Singe Fernandes, uma canadiana casada com um português que vive em Casais de Mestre Mendo (Autoguia da Baleia) há um ano e meio.
“Já tínhamos comprado casa há nove anos, mas vínhamos apenas passar umas temporadas. Até que o Luís decidiu que queria voltar definitivamente e eu dei este salto com ele”, conta a responsável, acrescentando que a sua maior dificuldade tem sido não falar português. “De resto adoro tudo… a comida, as pessoas, a cultura e as praias”, salienta.
Mas nem a barreira linguística desincentivou Sandra Fernandes de abrir uma galeria, à semelhança dos espaços que gere em Nova Iorque e Canadá. “Achei que seria uma óptima oportunidade para partilhar o meu trabalho e dar a conhecer jovens artistas com muito potencial, mas que andam por aí escondidos”, revela a também editora da Phabrik magazine (distribuída internacionalmente pelas grandes cidades norte-americanas) e mentora do Western Canada Fashion Week.
Sandra Singe Fernandes é autora da maioria das peças de joelharia e decoração de interiores (como sofás, cadeiras e secretárias) à venda na PHABRIK art + design, destacando-se o seu trabalho com metal, aço, couro e madeira. Nesta galeria há ainda espaço para criações de artistas locais (como Mariana Sampaio e Ana Sobral) e internacionais.
“O objectivo é fazer deste local uma exposição colectiva permanente, juntando trabalhos muito diferentes, uns modernos, outros rústicos, alguns únicos e inteiramente exclusivos, outros tão acessíveis às carteiras que inicialmente os clientes dizem que o seu preço é mentira”, diz Sandra Fernandes, que também quer apostar na junção de várias culturas e sentidos de estética no mesmo espaço.
Não falta diversidade ao projecto desta canadiana, onde também é possível encontrar fatos de banho, postais de autor e sabonetes artesanais. Um dos próximos objectivos de Sandra Singe Fernandes é tornar o exterior da galeria mais atractivo com a exposição de artigos no jardim.
“Sei que não é muito comum fazê-lo em Portugal, principalmente com peças de decoração de interiores, mas queria conseguir criar um ponto de atracção que despertasse de imediato a curiosidade nas pessoas”, acrescenta.
A PHABRIK art + design será também lugar para workshops e oficinas com formadores nacionais e internacionais. Os participantes poderão saber mais sobre como adoptar posturas corporais saudáveis, como melhorar o seu estilo pessoal, como comunicar melhor e ainda aprender técnicas de desfile em passerele, dicas de consultoria de beleza e os segredos de uma fotografia profissional.
Ocasionalmente, a galeria transforma-se num palco improvisado com músicos a actuarem num ambiente descontraído em que o público é convidado a aproveitar do serviço de bar e a sentar-se nas cadeiras, sofás e poltronas que decoram o espaço.






























