Galeria de Herculano Elias vai reabrir, agora pelas mãos do filho

0
2591
notícias das Caldas
Luís Elias mostrando os desenhos anatómicos feitos pelo pai |Natacha Narciso

Vai reabrir a Elias Galeria, no Largo Heróis de Naulila. Este espaço, pensado por Herculano Elias (falecido há um ano e meio), vai voltar a poder ser visitado,  pela mão do filho, o também ceramista Luís Elias. As visitas serão gratuitas, mas terão que ser marcadas com antecedência e para grupos de oito pessoas no máximo.

Em 2009 Herculano Elias abria esta galeria com o intuito de se dedicar em exclusivo à cerâmica artística de autor. Passados oito anos – e um ano e meio após a morte do conceituado miniaturista – este projecto volta a abrir as portas a visitas guiadas. O espaço acolhe grande parte da obra aquele artista e também de outros familiares que se dedicaram à cerâmica.
O filho de Herculano, Luís Elias, pertence à quinta geração desta família de ceramistas e afirmou que vai dar continuidade a vários trabalhos paternos, prosseguindo, por exemplo, com as peças em miniatura.
Luís Elias, 53 anos é ceramista há 35 e recorda que o pai sempre teve o sonho de abrir uma casa com obras de cerâmica da família. Em consenso com as suas duas irmãs, decidiu reabrir ao público para visitas guiadas “com o propósito de divulgar as formas e as técnicas cerâmicas caldenses, desde a olaria até à modelação”, disse o responsável, acrescentando que antes de abrir ao público começou por mostrar a galeria a familiares, amigos e a coleccionadores do seu pai.
Ali tem vindo gente de todo o país, para admirar as obras dos ceramistas daquela família.
As visitas guiadas, gratuitas, serão conduzidas por Luís Elias ou pela sua irmã. Herculano Elias faleceu em Agosto de 2015 e a sua família solicitou à Câmara um espaço para mostrar as obras deste artista local. Como não houve resposta por parte do poder local em relação a esse pedido, os filhos decidiram agora reabrir este espaço privado.
Na galeria foi recriado o atelier de trabalho de Herculano Elias, no qual se pode ver uma mesa redonda onde o artista efectuava os seus trabalhos. Estão presentes alguns objectos pessoais como a bata de trabalho, a boina, ou o lenço que Herculano usava para vir à rua. A Galeria Elias acolhe também várias das suas pinturas da Foz do Arelho e da Sagrada Família, além de peças únicas que o autor criou na Secla, como painéis de azulejo e jarras.
“Ele chegou a trabalhar aqui e a dar algumas aulas de cerâmica”, disse o filho, para quem o pai foi um mestre, tal como Armando Correia, João Reis e o rodista Guilherme Barroso.
“O meu pai trabalhou até morrer, com 84 anos”, disse Luís Elias , explicando também que o pai queria escrever um livro sobre os ceramistas e os oleiros caldenses, um projecto que o filho também gostaria de retomar.
A “Elias Galeria” fica na Rua da Nazaré, nº 7ª-9, no Largo Heróis de Naulila e as visitas guiadas podem ser marcadas através do tel. 962837502. 

notícias das Caldas
Na galeria foi recriado o espaço de trabalho de Herculano Elias |Natacha Narciso
- publicidade -