Galeria de arte instala-se no Bom Sucesso Design Resort

0
887
Sofia Figueiredo e Jorge Reis
A proprietária Sofia Figueiredo e o criativo Jorge Reis. A Other Things quer apoiar e divulgar os jovens artistas da região.

O feriado de 5 de Outubro foi a data escolhida para a inauguração da Other Things, uma empresa situada no Bom Sucesso Design Resort que inclui uma galeria de arte e o desenvolvimento de um conjunto de actividades que pretendem ligar todas as áreas envolventes da cultura.
A ideia surgiu há cerca de dois anos quando Sofia Figueiredo, com formação na área financeira, quis dedicar-se ao sector cultural e escolheu como local preferencial o resort de Óbidos pelo seu conceito de arte, design e arquitectura, aliado à natureza.

O nome Other Things (Outras Coisas) está de acordo com a visão mais abrangente que a responsável quer dar à empresa, que irá prestar serviços na área da cultura a nível nacional, inovando com propostas que aliciem os públicos para a interpretação da arte contemporânea.
Na galeria, situada na Rua do Comércio, nº 19, no empreendimento, estão expostas obras de pintura dos artistas Duma e de Alberto D’Assumpção, e dos escultores Luís Queimadela e José Martins. Em exposição estão também jóias da jovem joalheira caldense Liliana Alves, e dos também jovens criadores da empresa Santos Pessoa, sediada no ABC – Apoio de Base à Criatividade, no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras.
“Tentamos fazer tudo o que é possível de modo a apoiar e divulgar os jovens criadores da região”, disse Sofia Figueiredo, acrescentando que já possuem contactos com outros artistas e que pretendem mostrar os seus trabalhos noutros espaços da região.
A actividade do Other Things será também alargada a workshops de pintura, escultura ou vídeo, assim como a outras iniciativas ligadas à arte. Alguns dos cursos irão realizar-se dentro do empreendimento, destinados preferencialmente aos turistas e frequentadores do resort e outros fora, a decorrer na região.
“O nosso público-alvo são todas as pessoas que gostem de arte contemporânea”, resume Sofia Figueiredo, acrescentando que pretendem simplificar o acesso à arte. A apoiá-la, a responsável tem o criativo Jorge Reis, formado na ESAD em Artes Plásticas, que conhece bem o meio e fará a ponte com os jovens artistas, muitos deles saídos da escola caldense.
Este projecto teve um investimento inicial de cerca de 100 mil euros. Para a sua concretização Sofia Figueiredo contou com o apoio do IAPMEI através de uma candidatura ao programa FiniciaOeste, que financiou perto de metade do montante investido.
“É importante que as pessoas saibam que existem estes projectos para ajudar as start ups, que financiam e ajudam quando as ideias são válidas e bem fundamentadas, e que vale a pena as pessoas irem atrás delas”, justifica a jovem.
Sofia Figueiredo é natural de Rio Maior, mas conta que quando pensou em iniciar este negócio imaginou-o numa zona vocacionada para a arte e deslocou-se para um “local onde facilmente a minha ideia teria viabilidade” – o Bom Sucesso. E está satisfeita: “temos tido uma receptividade muito boa”, conclui.

- publicidade -