Centenas de pessoas juntaram-se no Largo do Mercado, nas Gaeiras, para ouvir tocar concertinas durante o terceiro encontro nacional daquele instrumento, que teve lugar no di a 29 de Maio. Esta iniciativa da Sociedade Filarmónica e Recreativa Gaeirense (SRFG) já vai na terceira edição e tem tido cada vez mais público a assistir. Desta vez, apesar da chuva que começou a cair ao início da tarde, ninguém arredou pé e o evento bateu um recorde de assistentes.
Francisco Libório, da SFRG, destaca a boa preparação de todos os grupos, que se fez notar em relação às edições anteriores, assim como o facto de estarem todos coordenados e não repetirem as músicas tocadas.
“Às Gaeiras também já vem muita juventude tocar e assistir ao espectáculo, o que nos deixa muito contentes”, acrescentou o responsável.
Para finalizar a festa cantou-se à desgarrada no palco, com a cantadeira Cristiana, de Ponte da Barca, e o cantor Teixeira, de Sintra. Já no final do espectáculo, e entre o público, também Maria Celeste cantou ao desafio com o cantor de Sintra. Vinda do Minho, Maria Celeste é considerada uma das melhores cantadeiras ao desafio do país, com vários discos editados e participações internacionais.
Este ano participaram no encontro nacional de concertinas o Grupo de Concertinas da Barrenta (Leiria), Escola de Concertinas do Centro Social Recreativo e Cultural de S. Pedro de Avioso (Porto), Associação Cultural e Recreativa “Os Amigos da Farra” (Santarém), Grupo de Concertinas Pedrosini (Viana do Castelo), Escolas de Concertinas Filipe Oliveira (Lisboa), Grupo de Concertinas da Freguesia de Stª Maria das Azias (Viana do Castelo) e o Grupo de Concertinas do Centro Comunitário Vale do Cávado (Braga).
O evento é organizado pela SFRG, com o apoio da autarquia de Óbidos e Junta de Freguesia das Gaeiras.






























