Fotógrafo João Carlos distinguido no estrangeiro

0
759
João Carlos (ao centro) na entrega de prémios do concurso na Bélgica

Fotografias do autor foram premiadas em Pelt e em Macau

Até ao dia 28 de setembro, cidade belga de Pelt está transformada numa galeria a céu aberto, pois recebe o “Lens op de Mens”, o maior festival de fotografia ao ar livre da Bélgica. A edição deste ano, a quinta desde seu lançamento em 2017, foca o tema da vulnerabilidade que é algo que João Carlos trabalha nas suas fotografias.

O fotógrafo profissional caldense enviou para este festival a sua série “Estágios da Depressão” – que aliás expôs nas Caldas, no passado mês de outubro – e esta obteve o Prémio de Ouro.

- publicidade -

Segundo o autor, que é modelo das imagens, da Depressão — “um conjunto de obras que exigiu anos de trabalho emocional, reflexão e honestidade”.
Para o fotógrafo ver este seu trabalho reconhecido num palco internacional, entre artistas e contadores de histórias incríveis, “foi gratificante e energizante”.

Mais do que um prémio, João Carlos salientou as pessoas que teve oportunidade de conhecer na Bélgica. “Deixei Pelt com novas amizades, a lembrança que nos movemos, conectamos e comunicamos por meio de imagens”, rematou.

Distinção em Macau
A fotografia “Madonna da Sabedoria” deste autor foi galardoada com o 3.º Prémio na exposição internacional “Somos – Imagens da Lusofonia: O Humano e o Divino”, com curadoria de Francisco Ricarte.

Foi com uma imagem que reinterpreta a Madona com o Menino c que João Carlos obteve mais esta distinção. “Esta é a minha homenagem contemporânea a esse legado”, disse o fotógrafo que deixou ainda um sentido agradecimento à modelo, Kelly Santos e ao seu bebé, pois ambos deram “graça, presença e vida a esta visão”. A mostra que decorreu no Parisiense em Macau foi organizada pela ACLP – Associação de Comunicação em Língua Portuguesa. Uma das suas últimas campanhas sociais em que o fotógrafo participou foi a “Sonhos a Metro” que dá destaque aos utentes da Cerci de Braga, entidade que pretende construir novas instalações. João Carlos fotografou quem integra esta estrutura, chamando a atenção para a inclusão.

- publicidade -