Pedro Roberto foi a estrela da sessão de autógrafos que decorreu na estação dos CTT nas Caldas da Rainha
Um forno transformado em caixa de correio no número 5 da Rua do Cedro, na Lagoa Parceira. É esta a imagem que valeu a Pedro Roberto, carteiro nas Caldas da Rainha há 20 anos, a selecção da sua fotografia para integrar o livro “Portugal Connosco – o Olhar dos Carteiros”, editado pelos CTT no passado mês de Janeiro.
No passado dia 31 de Janeiro, este carteiro esteve na estação dos CTT das Caldas da Rainha a autografar o livro onde a sua fotografia é agora publicada, depois de ter passado por um processo de selecção onde foram avaliadas mais de 36 mil imagens. Na iniciativa “Portugal Connosco”, os CTT desafiaram os carteiros a registarem em fotografias pormenores do quotidiano, lugares ou momentos, em zonas movimentadas ou remotas, de norte a sul do país. A resposta à iniciativa foi um sucesso: seis mil carteiros tiveram durante um mês uma máquina fotográfica à sua disposição, com a qual fotografaram o que bem entenderam.
O resultado desta iniciativa surge agora em livro, onde estão compiladas 200 fotografias escolhidas pelo júri composto por uma curadora, um fotógrafo e um elemento dos CTT. As fotografias deram ainda origem a uma exposição.
“Nada é mais belo para os nossos olhos que reconhecer a beleza das crianças” é a mensagem da carteira beneditense Carla Silva
À Gazeta das Caldas, Pedro Roberta explicou que esta não foi a primeira vez que registou os locais por onde passa diariamente em fotografia. Mas o facto de agora o desafio ter vindo da própria empresa, “foi porreiro”. “Conhecemos a região como mais ninguém e há muitos tesouros escondidos por aí”, afiança o carteiro, acrescentando que agora tem “o telemóvel cheio de fotografias e só é pena o concurso ter acabado”.
Garantindo estar disponível para outras iniciativas do género, Pedro Roberto lança mesmo um desafio: “Eu tenho várias fotografias de placas de toponímia das Caldas. Há algumas que são normais e têm aquelas letras normais, outras são feitas na Bordallo Pinheiro e penso que em mais lado nenhum há placas de rua como aquelas. Penso que estão espectaculares e porque não fazer um livro só com placas de nomes de ruas aqui das Caldas?”.
Mas não é só com a imagem das Caldas que a região fica representada neste livro bilingue. Carla Cristina da Silva, carteira na Benedita, viu a sua fotografia de diversas crianças a brincarem no campo ser uma das 200 seleccionadas. O mesmo aconteceu com João Manuel Mendes Andrade, carteiro da Nazaré, que captou um homem a cavalo a passar em frente a um camião dos CTT, cujo símbolo é, precisamente, um homem a cavalo.
Os CTT garantem que esta “é a maior recolha de fotografias e no género alguma vez feita em Portugal, constituindo um retrato do país a partir das imagens capturadas pela única classe profissional que todos os dias percorre todas as estradas e ruas portuguesas”. Daí que a iniciativa seja “uma afirmação da proximidade e presença diária dos CTT em todo o território nacional junto das populações”.
O livro, disponível em edição bilingue (Português e Inglês) está à venda em todas as estações dos CTT, por 25 euros.