Fotografia Photovoice reflecte sobre realidade de bairro social

0
869

Seis fotógrafos amadores (três moradores do Bairro Social nos Arneiros e outros três residentes noutros locais da cidade) munidos de uma máquina fotográfica descartável, captaram imagens da realidade do Bairro Social e depois de reflectirem sobre o que fotografaram, expuseram as imagens no Céu de Vidro. A exposição, denominada “Objectivas para o Futuro” esteve patente até ao passado domingo, e pretendeu mostrar, além da estética das imagens, a metodologia photovoice. Esta utiliza a fotografia enquanto instrumento e procura fomentar a participação activa na comunidade e o exercício da cidadania por parte dos participantes. Normalmente é utilizada com populações vulneráveis e procura dar-lhes “voz” através da fotografia enquanto meio de comunicação e expressão.
A exposição integrou 24 fotografias, das quais seis selecionadas pelos próprio participantes e 18 pelo júri composto pelo presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela, o jornalista da Gazeta das Caldas, Joel Ribeiro, e o fotojornalista Carlos Barroso.
Esta iniciativa foi uma coorganização do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G) da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha e a União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e contou com a parceria da Gazeta das Caldas.
Esta entidade tem vindo a realizar outras acções em bairros das Caldas, como foi o caso do livro “conversas com história”, feito com alguns moradores do bairro de São Cristóvão, em parceria com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório. Também já dinamizaram uma Assembleia de Rua, “A voz do meu Bairro”, no Bairro da Ponte e as comemorações do Dia Mundial da Actividade Física.

- publicidade -