Fotografia de Valter Vinagre no CCC e na Casa Bernardo

0
719

A exposição “Húmus” de Valter Vinagre (Avelãs de Caminho, 1954), será inaugurada amanhã, 24 de Julho, pelas 18 horas, na galeria do CCC. Trata-se de um olhar retrospectivo sobre o conjunto da obra do fotógrafo que abarca o período entre 1988 e 2009. A viagem pelos seus diferentes livros e séries fotográficas contempla aproximadamente 70 obras, impressas em diferentes formatos.
Esta mostra foi produzida pela Fundação D. Luís I e exibida no Centro Cultural de Cascais em 2009. “Húmus” foi comissariada por Alejandro Castellote e poderá ser apreciada nas Caldas até 30 de Setembro.
No mesmo dia, 24 de Julho, às 22 horas, será inaugurada a exposição “Sítio”, do mesmo autor, na Casa Bernardo. Trata-se de um trabalho fotográfico sobre o Matadouro Municipal desenhado por Rodrigo Berquó em 1891 e inaugurado em 1894. Valter Vinagre acompanhou os animais num trabalho em 1988 e passada quase uma década regressava ao mesmo sítio, desactivado em 1988 para voltar a fotografar desta vez para o catálogo da artista Marina Abramovic. Hoje aquele local foi “transformado e branqueado” e dá lugar ao Centro da Juventude.
É natural de Anadia e estudou fotografia no Ar.Co nos anos 80, altura em que realizou exposições individuais e participando em mostras e iniciativas de cariz colectivo. De início conotado com uma fotografia próxima do registo documental, o seu trabalho passou a interiorizar um exercício mais reflexivo sobre a imagem, criando discursos sobre os significados associados à paisagem, à viagem e ao lugar da cidade. Trabalhou várias décadas nas Caldas e actualmente vive e desenvolve o seu trabalho em Lisboa.

 

- publicidade -