Food Design em destaque hoje na Exposição de Finalistas da ESAD

0
817
ESAD

Pinturas em grande escala, vídeos, desenhos, instalações, projectos gráficos, em vidro e em várias pastas cerâmicas são apenas algumas das obras que integram a exposição de finalistas da ESAD e que poderá ser vista  por todas as pessoas até Domingo, 25 de Julho.
O seu momento alto está previsto para hoje, dia 23, pelas 15h30, com uma actividade dos finalistas do curso de Design Industrial em Food Design (Design Culinário). Serão dados a conhecer os resultados de uma parceria que foi estabelecida entre a ESAD, uma escola francesa – situada em Reims e que lidera o processo – e ainda do Politécnico de Milão.
Os responsáveis da escola francesa vieram visitar a ESAD enquanto que representantes da escola caldense realizaram workshops em Reims, no centro de investigação em Food Design que acabou por ir dar origem a um Mestrado Internacional. “O curso possui vários patrocinadores das áreas da comida e bebidas já que a escola se situa na região de Champanhe”, explicou Fernando Brizio, o coordenador do curso.
Por causa desta parceria professores e alunos da ESAD vão participar na maior feira da indústria alimentar que se realiza em Paris no próximo mês de Outubro. Irão apresentar numa exposição os projectos finais relacionados com a Food Design e que foram desenvolvidos a partir de um briefing dado por um professor da escola francesa e que abordava o tema das paisagens alimentares. “Acho que é algo novo e que poderá ser estratégico para a escola caldense e até para o pais”, defendeu Fernando Brizio acrescentando que a indústria alimentar tem séculos mas “só há uma década   é que começou a ser olhada como uma disciplina do design”.
O que vai ser levado a Paris são cerca de uma dezena de projectos, realizados com alimentos (e por isso bens perecíveis) que vão ser escolhidos dos vinte a mostrar hoje na ESAD.

Mostra possui obras que poderiam ser apresentadas no mercado internacional da arte

A mostra tem como principal objectivo a divulgação do trabalho dos finalistas do ano lectivo de 2009/2010, no culminar da visa académica rumo à vida profissional.
Os trabalhos que estão expostos em várias zonas da escola, foram desenvolvidos no âmbito dos vários cursos ministrados, das Artes Plásticas, ao Design de Ambientes, Design de Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Som e Imagem até ao Teatro. Podem ver-se obras variadas que espelham o percurso que os estudantes empreenderam na busca da sua identidade e autonomia.
Sobre a exposição, a directora Susana Rodrigues comentou que se trata também de “um momento de balanço e de reencontro que vai colocar em contacto alunos e profissionais do sector”. Este últimos terão oportunidade “de opinar e avaliar os trabalhos e esses momentos poderão ser fonte de crescimento também para os vários autores”, acrescentou.
O ex-presidente do Conselho Cientifico da escola, Emídio Ferreira mostrou-se surpreendido com a nível elevado que as obras da exposição apresentam. “Apesar da mostra estar um pouco limitada por causa do decorrer das obras na Escola o que é certo é que está aqui comprovado o nível que a ESAD já atingiu”, disse. O docente considera mesmo que viu obras na mostra que “poderiam ser apresentadas no mercado internacional de arte mais sofisticado”. O ex-presidente do Conselho Cientifico, um dos docentes fundadores da escola, aguarda agora a ordem de aposentação mas ainda vai leccionar no início do próximo ano lectivo.
O coordenador do curso de Artes Plásticas, Pedro Campos Rosado fez questão de salientar que este ano estão a ser apresentadas as obras de quem, após Bolonha, teve apenas três anos de formação. Para aquele docente “é possível atingir a mesma qualidade se foram mudadas algumas premissas da aprendizagem”. Na sua opinião esta mostra é paradigma disso mesmo.
Haverá também ainda um segundo momento em relação às Artes Plásticas pois  “será convocada uma vasta assembleia de críticos e de pessoas do meio que virão especificamente ver a exposição”, comentou o sub-director, Rodrigo Silva.
Fernando Carradas, um dos responsáveis do curso de Design de Cerâmica e Vidro salientou o facto de além dos projectos de avaliação individual, os estudantes também estão a mostrar os projectos que desenvolveram em parceria com empresas, ao longo do ano lectivo. Estes dois cursos estão igualmente a apresentar vários projectos que foram distinguidos em certames nacionais e estrangeiros.
A exposição de finalistas termina a 25 de Julho e pode ser vista entre as 15h00 e as 20h00, nas instalações da ESAD.CR. A Escola espera que afluência aumente nestes últimos dias.

- publicidade -