Quando esta edição da Gazeta das Caldas sair, o verbo “literar” – que foi inventado com o Festival Literário Internacional de Óbidos (FOLIO) – já está implementado. A primeira edição do evento que pretende ser a festa da literatura, do livro e das ideias, começou a 15 e decorre até 25 de Outubro.
O FOLIO Autores, a FOLIA, o FOLIO Educa, o FOLIO Ilustra e o FOLIO Paralelo são as componentes em que se divide o festival que decorre por toda a vila com palestras, apresentações, seminários, exposições, concertos e esplanadas literárias. Pura ficção? A autarquia acha que não e aposta nele como um “passo enorme” na estratégia de desenvolvimento regional sustentável e diferenciador.
O “Príncipe Perfeito – Rei Pelicano, Coruja e Falcão”, da autoria do caldense Carlos Querido, será hoje à tarde apresentado na Tenda Editores. Neste segundo dia de Folio haverá também workshops, uma aula sobre o escritor António Lobo Antunes, conversas de bolso sobre economia e politica, sessões de poesia e uma exposição fotográfica.
À noite, pelas 22h30, António Zambujo e Mayra Andrade sobem ao palco da Tenda de Concertos para cantar Caetano Veloso.
No sábado à tarde o escritor e ilustrador Afonso Cruz recebe o Prémio Nacional de Ilustração 2014 no salão nobre dos Paços do Concelho. Uma hora depois o autor, juntamente com outros reconhecidos ilustradores portugueses e brasileiros, estará presente na inauguração da PIM – Mostra de Ilustração, na galeria novaOgiva.
No mesmo dia haverá uma maratona de literatura sobre o Livro do Desassossego, um debate sobre os livros da crise e várias apresentações e sessões de poesia. O Ensemble de Jazz da Academia de Música de Óbidos promete animação no palco da Pousada durante a tarde e, à noite, Kalaf e Toty Sa’Med guiam uma viagem pela poesia angolana dos anos 60 e 70.
Para domingo estão previstas mais de 20 actividades, desde teatro de marionetas a encontros de literatura, passando por brunchs literários, sessões de poesia e apresentação de livros. “As cidades, lugares, territórios, vida e reabilitação urbana” são o mote uma visita guiada e café literário com as participações de Pedro Machado, Humberto Marques, José Pinho, Telmo Faria, Maria Manuel Almeida, João Seixas, João Luís Oliva e Ruy Castro.
Também nessa mesma tarde os escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto darão uma aula sobre literatura africana no Museu Municipal, enquanto que o quarteto de saxofones da Sociedade Musical e Recreativa Obidense dará um espectáculo no palco da Pousada.
A Tenda Concertos receberá, ao fim da tarde, um concerto dos Criatura, um projecto que junta 11 jovens músicos com o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa.
Seminário internacional
Também no fim-de-semana decorrerá o seminário internacional “Educação, Leitura, Literatura”, organizado com o Centro de Formação Centro-Oeste. Composto por vários painéis, o evento irá abordar temas como as bibliotecas escolares e inclusivas, territórios leitores, ler e escrever no século XXI, outros modos de ler na era digital, ou ainda as bibliotecas de papel e as híbridas.
Na tarde de sábado haverá uma conferencia que contará com a presença do professor universitário americano Ross Todd, sendo a apresentação feita pela curadora do FolioEduca, Maria José Vitorino.
Na tarde de segunda-feira entre as várias apresentações, está o livro “A guardiã – o livro de Jade” da escritora residente nas Caldas Ana Cristina Pinto. Ao final da tarde as conversas de bolso terão como protagonistas Marcelo Rebelo de Sousa e Ferreira Fernandes, que irão falar sobre “as eleições que todos queriam ganhar” na Pousada do Castelo.
À noite Diogo Infante, acompanhado por João Gil, apresenta a Ode Marítima de Álvaro de Campos, na Igreja da Misericórdia.
João Afonso levará “Sangue Bom” ao Jardim Óbidos Lounge na tarde de terça-feira e, à noite, haverá teatro na Livraria da Adega, com a apresentação da peça “Yerma” pela Companhia João Garcia Miguel.
A 21 de Outubro Eça de Queirós será lembrado por Clara Ferreira Alves, enquanto que Isabel Castanheira, Miguel Macedo e Edgar Libório, afiam a conversa para falar das “Caldas de Bordalo”. À noite Manuel Freire dará um concerto no Jardim Óbidos Lounge com canções feitas a partir dos seus poemas preferidos.
Já na quinta-feira à tarde Gonçalo M. Tavares dará uma aula sobre a cegueira, tendo por base o livro de José Saramago. Pouco depois, estará à conversa com Anabela Mota Ribeiro na Tenda Autores e, ao fim da tarde, apresentará o seu mais recente livro “O Torcicologologista, excelência”.
“A Filosofia, um modo de ler a vida” é mote para uma tertúlia com a participação do filósofo José Gil e da mediadora de filosofia Rita Pedro, moderado pela co-curadora FOLIO Educa, Teresa Calçada.
À noite há fado na cerca com Gisela João.
Diariamente, pelas 20h45, decorre a performance Salomão pelas ruas da vila de Óbidos. Pela primeira vez, o espectáculo é dividido por cinco dias, em cada um dos quais será apresentada uma parte da história.
Os bilhetes para as mesas de autor custam cinco euros e para os espectáculos 12 euros. A participação no seminário internacional custa 30 euros. Os interessados em obter o programa completo poderão aceder a www.foliofestival.com.































