Olga Tokarczuk e Wole Soyinka são os dois Prémios Nobel da Literatura que estarão na sétima edição do festival literário, a convite da curadoria FOLIO Autores. Distinguida em 2018, a escritora polaca licenciada em Psicologia estará à conversa com o jornalista Carlos Vaz Marques, sobre o tema “Limites”, às 21 horas de dia 8 de outubro. O escritor e dramaturgo nigeriano, que recebeu o Nobel em 1986, fará uma reflexão sobre o tema “Infância” com o autor e jornalista José Mário Silva, no dia 15, às 21 horas. Todas as sessões decorrem na Tenda Vila Literária.
A programação da FOLIO Autores é constituída por 14 mesas, em que escritores de diversas nacionalidades são convidados a refletir sobre diversos temas. No dia 7, às 18 horas, “Dor” será o tema da conversa entre a escritora israelita Zeruya Shalev e o fotógrafo e cineasta português Daniel Blaufuks, moderada pela jornalista Cândida Pinto. No dia seguinte, o escritor da Guatemala Eduardo Halfon debate o tema “Identidade” com o autor e professor Sandro William Junqueira. A moderação será do jornalista Luís Ricardo Duarte.
Às 15 horas de dia 9, a escritora britânica Natasha Brown e a romancista e jornalista norte-americana Katie Kitamura irão debater o tema “Mulher”, durante uma sessão que será conduzida pela jornalista Ana Sousa Dias. Duas horas mais tarde, o escritor moçambicano Mia Couto e o psiquiatra José Manuel Gameiro refletem sobre o tema “Distância”, com moderação da jornalista Sara Figueiredo Costa.
No dia 14, às 18 horas, “Vidas” é o tema de mais uma sessão do FOLIO Autores, apresentada por Maria João Costa e que colocará frente a frente o autor francês Arthur Larrue e o jornalista José Pedro Castanheira. Nesse dia, há outra mesa agendada para as 21 horas, sobre “Mitos”, com a participação do professor de Filosofia e ensaísta António de Castro Caeiro e da escritora Matilde Campilho, e moderada pela jornalista Bárbara Reis.
No dia seguinte, pelas 15 horas, a escritora colombiana Pilar Quintana conversa com a autora britânica Bernardine Evaristo sobre “Emancipação”, conduzida pela jornalista Luciana Leiderfarb. Uma hora mais tarde, a autora neerlandesa Joke J. Hermsen e a escritora portuguesa nascida em Angola Djaimilia Pereira de Almeida analisarão o tema “Melancolia”, sessão que será moderada pela jornalista Isabel Lucas.
No último dia do festival literário, pelas 15 horas, David Baddiel, comediante
e escritor inglês, e António Prata, autor brasileiro, irão refletir sobre o tema
“Ofender”. Caberá ao jornalista e editor brasileiro Paulo Werneck conduzir o encontro. Destaca-se ainda a conversa alusiva ao tema “Palavra”, entre Nadine Strossen, norte-americana ativista das liberdades civis, e José Pacheco Pereira, historiador, moderada pelo jornalista Luís Caetano, às 17 horas.































