Filipe Carvalho ganhou um Emmy enquanto designer na série Counterpart, tendo sido o responsável pela elaboração do trailer daquela série televisiva norte-americana. O designer, que passou a infância e juventude nas Caldas, trabalha para produtoras de séries e filmes que são vistos em todo o mundo e vai dedicar-se também à realização. Este prémio, que distingue os melhores da televisão em todo o mundo, “é o reconhecimento de 10 anos de trabalho por parte da Academia norte-americana”, disse o designer à Gazeta das Caldas.
Apesar de ter nascido no Cartaxo, foi nas Caldas que o designer Filipe Carvalho passou a sua infância e juventude. Aos 12 anos, a sua família mudou-se para as Caldas da Rainha e aos 20 foi viver para Lisboa. Questionado sobre o que representou esta distinção internacional, Filipe Carvalho explicou que “é o resultado de quase 10 anos de trabalho nesta área”.
Diz que o Emmy tem “um sabor especial”, dado que se trata “de um reconhecimento por parte da academia dos EUA pelo facto de ter sempre trabalhado remotamente, à distância, sem nunca sequer ter ido a Los Angeles anteriormente”.
Representa também, para o designer, de uma forma inquestionável, “que estou no bom caminho na minha carreira”.
Filipe Carvalho trabalha a partir de Lisboa para várias empresas, sobretudo norte-americanas e trabalha em alguns projectos, alguns deles ainda sob confidencialidade. “Um dos mais interessantes é o projecto que estou a desenvolver como realizador com a produtora Até ao Fim do Mundo, com o apoio do ICA, e que é uma série documental sobre jornalismo”, disse o designer à Gazeta das Caldas.
O futuro de Filipe Carvalho passará pela realização em cinema e televisão, sempre paralelo ao seu trabalho como designer. “É algo que estou a trabalhar nos último anos e começa agora a dar frutos”, acrescentou .
Filipe Carvalho tem o seu estúdio Foreign Affairs em parceria com a Até ao Fim do Mundo, em Carnaxide, que lhe permite trabalhar directamente com canais como a Fox e a Netflix.
Para além disso, “continuo como freelancer a trabalhar para o mercado internacional”, disse o designer. Filipe Carvalho vem com regularidade às Caldas onde tem os pais e irmãos e os seus amigos de infância.
Do Cencal para a Guerra dos Tronos
Gazeta das Caldas já tinha entrevistado Filipe Carvalho em 2015, altura em que se conheceu que o designer, ligado às Caldas, já tinha trabalhado na produção de séries como a Guerra dos Tronos ou os últimos filmes dos super-heróis, como Thor e Homem-Aranha. O designer e director de arte, de 38 anos, trabalha para as principiais cadeias norte-americanas de televisão e de cinema, a partir de Lisboa. Foi, no entanto, nas Caldas que deu os primeiros passos no design, num curso de Técnicas Gráficas e Multimédia que tirou no Cencal.































