Filipe Carvalho dá cartas como designer no cinema e na televisão

0
733

fb_pic2Quem vê séries como a Guerra dos Tronos ou os últimos filmes dos super-heróis, como Thor e Homem-Aranha, não imagina que há um designer português que trabalhou na sua produção.
Chama-se Filipe Carvalho, tem 34 anos, é designer e director de arte e trabalha para as principiais cadeias norte-americanas de televisão e de cinema, a partir de Lisboa. Mas foi nas Caldas que deu os primeiros passos no design, num curso de Técnicas Gráficas e Multimédia que tirou no Cencal.
Por causa desta formação, fez o primeiro estágio numa empresa de webdesign na capital. Decidiu não ir para a universidade e actualmente trabalha a tempo inteiro como designer numa produtora. À noite e ao fim de semana trabalha como freelancer a partir da sua casa para clientes nos Estados Unidos.
Caldense por adopção (nasceu no Ribatejo, mas passou a infância e a adolescência nas Caldas) costuma visitar todos meses a família e os amigos com quem andou na escola.

As melhores formas de desenhar um canal, abrir uma série ou explicar parte de um filme

GAZETA DAS CALDAS: Onde nasceu?
FILIPE CARVALHO: Sou do Cartaxo, Ribatejo. Aos 12 anos a minha família mudou-se para as Caldas da Rainha e aos 20 vim para Lisboa.

GC: Como foi o seu percurso escolar? 
FC: Nada de extraordinário. No secundário optei por Economia (muito porque os meus irmãos estavam em Gestão e Economia também) e não fui para a universidade. Comecei a trabalhar cedo, aos 21 anos.

- publicidade -

GC: Tirou um curso relacionado com esta área no Cencal. Este foi importante para o seu trabalho?
FC: Tirei o curso de Técnicas Gráficas e Multimédia no Cencal e este foi importante na medida em que fiz amigos que ainda hoje mantenho, e foi através desse curso que fiz o estágio numa empresa de webdesign em Lisboa, a Tinta Invisível.

GC: Onde trabalha actualmente?
FC: Trabalho como designer full-time na produtora de televisão Até ao Fim do Mundo, e à noite e fins de semana trabalho como freelancer no meu escritório em casa. Os meus clientes são exclusivamente internacionais, a grande maioria dos EUA.

GC: Com que empresas colabora a nível internacional?
FC: Eu trabalho em televisão e cinema americanos, com marcas como a HBO, NBC, FOX, Marvel e Sony. Era um objectivo de longa data e decidi arriscar. É simplesmente o melhor mercado e onde se encontram os melhores projectos.

GC: Pode explicar-nos o que faz?
FC: Sou concept designer e art director para cinema e televisão. No fundo, o que faço é imaginar e demonstrar as melhores formas de desenhar um canal, abrir uma série ou explicar parte de um filme.

GC: Que trabalhos seus têm tido maior visibilidade?
FC: Projectos como Cosmos, Thor 2, The Amazing Spiderman 2 ou Game of Thrones.

GC: O que gosta mais e menos de fazer no seu trabalho?
FC: Gosto da fase de experimentação e pesquisa que este trabalho me permite, assim como a criatividade pura que é imaginar um conceito visual. É o que me faz trabalhar com prazer, por vezes, até às cinco horas da manhã. O que menos gosto será provavelmente dormir pouco e a saturação e stress que trabalhar a este nível traz.

GC: Gostaria de leccionar?
FC: Talvez um dia. Gosto de partilhar e motivar outros. Acredito mesmo que toda a gente, se estiver motivada, consegue alcançar os objectivos.

GC: Quais são os seus próximos projectos?
FC: Quero começar a produzir os conceitos que crio e não apenas fornecê-los. E quero também começar a realizar.

GC: Realizar um filme está na sua lista? Em Portugal ou no estrangeiro?
FC: Um dos meus grandes objectivos a longo prazo é realizar filmes. Gostava de realizar cinema, muito provavelmente nos EUA.

GC: Como é a sua ligação às Caldas?
FC: Tento ver a família pelo menos uma vez por mês, tenho aí os meus pais e uma irmã, para além de amigos.Tenho a grande maioria das minhas memórias de adolescência nas Caldas, por isso sempre estarei ligado à cidade.

- publicidade -