O festival Latitudes – Literatura e Viajantes, está a decorrer em Óbidos até domingo, 29 de Abril. Hoje à tarde, pelas 17h00, será apresentado o livro “Onze/Nove – A minha América Latina”, de Patrícia Campos, na Casa José Saramago. Seguem-se conversas sobre poesia e viagens, assim como uma conferência sobre Vale do Côa.
No sábado de manhã os Urban Sketchers vão desenhar Óbidos e à tarde vão dinamizar uma conferência com Marco António Costa, sobre “Tempos e espaços da viagem no espaço heterotrópico do caderno”.
Pelas 15h00, será apresentado o prémio Viagens & Vantagens da Via Verde e, uma hora mais tarde, o presidente da Estrutura de Missão das Comemorações Magalhânicas, José Manuel Marques, e o embaixador do Chile em Portugal, Gérman Guerrero, estarão à conversa sobre “Fernão de Magalhães – do Atlântico ao Pacífico”.
Ainda no sábado à tarde realizadores e produtores falarão sobre os projectos cinematográficos “A Odisseia das especiarias” e “O Mundo de Magalhães”.
O colectivo Grupo do Risco irá fazer uma conferência sobre o património de Portugal e Marrocos e apresentar o livro “Expedição Príncipe”. À noite haverá um concerto da Banda Musical e Recreativa Obidense.
No domingo à tarde Vitor Marques e João Rasteiro conversam sobre os “Cafés como ponto de encontro de viajantes!”, seguindo-se o lançamento do livro “Devastidão do silêncio”, de João Reis, apresentado por Ricardo Duarte. Pelas 17h30, os escritores José Gardeazabal e Possidónio Cachapa
conversam sobre “A desconstrução dos espaços na construção dos enredos” e às 18h30, será feita uma apresentação performativa do livro “Silêncio” por João Francisco Vilhena e Pedro Oliveira, no auditório da Casa da Música. F.F.






























