Festival Impulso fará pausa e está em busca de mais apoios

0
871
Tó Trips, acompanhado pelos The Fake Latinos, fez parte da última atuação do Impulso de 2025

Festival de música das Caldas fará uma pausa até ao final do ano, após concerto de Mazela, Tó Trips e de Rizan Said

O Festival Impulso teve mais uma atuação, no passado fim de semana dias 20 e 21 de setembro), tendo apostado em concertos no CCC como também participando no Caldas Film Fest, o festival de cinema que teve lugar na Molda e no Museu do Hospital e das Caldas. Mazela, Tó Trips acompanhado pelos The Fake Latinos e o sírio Rizam Said foram as propostas que fecharam a última data do ano do Impulso.

O festival de música contemporânea das Caldas está agora a viver uma fase de reflexão, pois quer crescer e precisa de mais apoios. “Concorremos a apoio financeiros da DGArtes e vamos voltar a fazê-lo”, disse Nuno Monteiro, o diretor do evento que já vai no seu oitavo ano.

- publicidade -

Só em 2025, o Impulso concretizou 30 concertos, e conta com o apoio da autarquia “mas precisamos de mais apoio, se quisermos continuar a manter o mesmo nível”, referiu o responsável referindo ainda que deverão ter chegado aos dez mil espectadores. Além de uma programação atual, o Impulso conta com a participação de alunos da ESAD.CR e entretanto “precisamos de começar a pagar às pessoas pelo seu trabalho. A maioria, sobretudo da parte técnica, não recebe nada”, referiu o diretor.

Até ao final do ano está ainda prevista a realização de duas residências artísticas e depois “teremos que repensar o formato para 2026”, sublinhou Nuno Monteiro que é também docente na ESAD.CR. “Temos tido apoio com a autarquia para a programaçao mas é insuficiente para o que já estamos a realizar”, referiu Nuno Monteiro acrescentando que o festival está numa fase em que precisa de ser redimensionado. Há até uma ideia de começar a fazer uma iniciativa itinerante, ocupnado mensalmente um espaço diferente da cidade. Este ano já atuaram nas Caldas os Linda Martini, Lena d’Água, Maria Reis, Três Tristes Tigres,Vaiapraia, Bia Maria, Rafael Toral; os Emergentes como bbb hairdryer, YAKUZA, roadkill e apostas internacionais com Baby Berserk, Sheherazaad e Rizan Said.
O Impulso passou pelo CCC,Silos, Museu do Hospital, Igreja do Pópulo e locais ao ar livre.

 

- publicidade -