Festival de Música das Caldas arranca amanhã com Orquestra Nacional do Porto

0
651
Aurelien Lino e Bernardo Sasseti
Os músicos Aurelien Lino e Bernardo Sasseti deram a conhecer este evento que se realiza durante o mês de Julho

São 11 os concertos do 12º  Festival de Música das Caldas que vão realizar-se entre os dias 10 e 25  de Julho e que trarão à cidade 150 músicos internacionais e nacionais, alguns de renome como Christian Lindberg, Markus Stockhausen e Bernardo Sassetti.
Este evento – que custa cerca de 100 mil euros – inclui um Curso de Verão Jovens Músicos  e um Concurso de interpretação e foi apresentada a 2 de Julho pelo director do Conservatório Aurelien Lino e pelo pianista Bernardo Sasseti que actua amanhã, 10 de Junho, pela primeira vez no CCC e com a Orquestra Nacional do Porto.

É com o grande auditório em arena que se vai realizar o concerto de abertura do 12º festival de Música das Caldas. Um concerto especial com a apresentação de uma obra do pianista Bernardo Sasseti para piano, marimba e orquestra.
“Esta é uma obra muito importante na minha carreira pois é uma tentativa de juntar os dois universos que me movem na música – o da composição clássica e erudita com o universo da música improvisada”, disse o pianista acerca da  obra designada “Quatro Movimentos Soltos”. Com Sasseti vai estar o percussionista Jean François Lezé que anteriormente  estreou uma peça original  nos Pimpões.
“Será a primeira vez que vou tocar com a Orquestra Nacional do Porto”, disse o músico, que também se estreou no CCC e se deixou impressionar com as condições do espaço, e em especial com os dois pianos do centro cultural caldense. “Espero que possam acontecer aqui momento mágicos”, disse, acrescentando que este centro cultural, sobretudo o seu grande auditório, “é um grande up grade para a cultura em Portugal”.
Segundo o director do Conservatório, Aurelien Lino, o Festival de Musica tem agora uma nova imagem e quer conquistar mais público. Mantém-se a vontade de internacionalizar o festival “trazendo cá grupos que vão aos outros festivais da Europa”, disse o organizador.
Haverá nesta 12ª edição duas apostas internacionais. Uma será a actuação de Christian Lindberg, um trombonista de prestigio mundial que vem actuar com mais dois músicos. A outra será no encerramento do evento, com Markus Stockhausen, filho do compositor contemporâneo homónimo e que é uma referência internacional. Este último virá acompanhado por músicos alemães, gregos e indianos, que se vão juntar pela segunda vez.
José Ramalho, director técnico do CCC, salientou a preocupação que este equipamento tem com todos os artistas que ali actuam e, referindo-se ao concerto de abertura, salientou que “vamos tirar partido da versatilidade que esta sala tem e que aliás é única no país”. É que, para esta actuação, o grande auditório estará transformado numa arena em que a orquestra actua no centro e o público assiste de ambos os lados.
O Musicaldas tem um orçamento de 100 mil euros. O  Ministério da Cultura contribuía com 65 mil euros, mas entretanto reduziu em 10% esta verba no âmbito do Plano de Crescimento e Estabilidade (PEC). A Câmara das Caldas contribuiu com 15 mil euros.
Os bilhetes para os concertos custam entre os cinco e os 20 euros. Há um passe de 50 euros que permite assistir a todas as actuações do Musicaldas. Para mais informações consultar o site www.musicaldas.com/

Musicaldas 2010
· “Sons do Sul” / Orquestra Nacional do Porto – 10 de Julho
· “Tribology vol. 2” com Llibert Fortuny / Rodrigo Gonçalves – 11 Julho
· Recital de Acordeão / José Valente- 13 de Julho
· Recital de Cravo / Jenny Silvestre- 17 de Julho – Igreja de N. Sra. Populo
· Passeio pelo Barroco Proibido / Rafael Bonavita /Leonor Leal – 18 de Julho
· Quarteto de Cordas e Acordeão/ Paulo Jorge Ferreira – 20 de Julho
· BassaB / Eddy “Slap” – 21 de Julho
· Christian Lindberg / Recital de Trombone Piano e Bandoneon – 22 de Julho
· 7º Concurso / Jovens Intérpretes Caldas da Rainha – 23 de Julho – Audit. Museu Malhoa
· Concerto de Ensembles / 15º Curso de Jovens Musicos – 24 de Julho
· Markus Stockhausen – Eternal Voyage Group – Encerramento do Festival – 25 de Julho

- publicidade -