O Festival de Música das Caldas – Musicaldas’ 11 arrancou no sábado, 25 de Junho, com um concerto com Maria Anadon e o Latin Jazz Quartet que teve lugar no CCC. A actuação foi precedida pela apresentação do evento que promete animar toda a cidade durante o mês de Julho com ateliers pedagógicos e actuações de música. A dança irá marcar o encerramento do evento.
“Queremos tornar Julho no mês da festa da música”. É o que diz Aurelien Lino, responsável pelo Conservatório de Música das Caldas e director artísticos do Festival de Música das Caldas – Musicaldas’ 11. Este ano o evento conta com outras actividades, para além dos concertos.
“O CCC vai estar reservado para os grandes concertos, mas vamos ter actuações noutros palcos da cidade”, disse o responsável que para a edição deste ano conta com o apoio do Centro da Juventude, da ESAD e da Escola Portuguesa e Inglesa de Artes de Representação.
Estão assim previstas actividades e concertos no auditório da ESAD, auditório do Centro da Juventude, Céu de Vidro da Casa da Cultura e no parque D. Carlos I.
Apesar dos cortes financeiros, o festival tem um orçamento de 100 mil euros oriundos do Ministério da Cultura, da autarquia e de algumas entidades como a Fundação Inatel.
Para além dos concertos e do Curso de Verão Jovens Músicos, vão decorrer Ateliês de Música para Crianças, Aula Aberta de Música para Bebés ao ar livre no Parque e aulas de formação de professores. Estas actividades foram apresentadas na conferência de imprensa por Raquel Oliveira, docente do Conservatório que ainda explicou que decorrerá a actividade Livraria Bichinho de Conto “aliando assim a literatura à música”.
Com estes eventos, “estamos a apostar na formação de futuros públicos para a música”, disse o director Aurelien Lino, que é também pianista.
A vereadora da Cultura, Maria da Conceição Pereira, considera que, apesar da crise, vale a pena continuar a apoiar esta iniciativa que desde sempre apostou “na qualidade e na apresentação de novos valores no panorama musical”.
Presentes na apresentação estiveram a cantora Maria Anadon, que actuou em seguida acompanhada pelo Latin Jazz Quartet, e o compositor Daniel Schvetz, que compôs uma obra para a vencedora do Concurso de Jovens Interpretes, Carolina Matos (que a 12 de Julho dará um concerto no Céu de Vidro).
O Festival de Música das Caldas terá o seu concerto de abertura a 9 de Julho, no CCC, com a actuação “Gershwin “in” Portugal”, da Orquestra Clássica do Centro com Ana Ester Neves.
Do programa fazem parte actuações do Coro da Casa da Música e de solistas do Remix Ensemble, do Maestro António Vitorino d’Almeida com Projecto XXI ou do pianista de jazz Stefano Bollani.
O Festival vai encerrar a 22 de Julho com a apresentação do espectáculo “Uma coisa em forma de assim” com a Companhia Nacional de Bailado que actuará com música ao vivo pelo pianista Bernardo Sassetti.
O preço dos bilhetes varia entre os seis e os 15 euros e para se
ter acesso ao programa completo do Festival de Música deverá ser consultado o site www.musicaldas.com






























