O Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça entra na recta final, com iniciativas presenciais e on-line até ao dia 19 de Agosto.
Amanhã, 15 de agosto, pelas 21h30, decorre o Cistermúsica Non Stop, uma maratona de recitais de piano de Vasco Dantas Rocha e Daniel Bernardes, intermediados pelo bailado “Falar em Silêncio” pela Academia de Dança de Alcobaça.
Cláudia Martins e Rafael Carriço, diretores artísticos e coreógrafos da companhia, apresentam uma abordagem “exuberante e provocativa” da obra musical de Carl Orff que, de alguma forma, recria também a recente situação de confinamento, pois o espetáculo que será apresentado resulta de uma residência artística em que a companhia esteve enclausurada noites a fio nalguns dos mais belos espaços interiores do Mosteiro de Alcobaça para conceber uma obra única, que une a intensidade da dança contemporânea e da representação ao videomapping.
No próximo domingo, 16 de Agosto, pelas 18h00, realiza-se, na nave central do Mosteiro de Alcobaça o último concerto com público presencial desta edição do Cistermúsica.
O festival apresenta Stabat Mater de Pergolesi, uma encomenda ao acordeonista João Barradas a que se juntam as vozes de Bárbara Barradas e Cátia Moreso.
Os doze andamentos do Stabat Mater, intercalados com obras de Johann Sebastian Bach e Domenico Scarlatti.
Entretanto, a 19 de Agosto, pelas 23h00, o festival apresenta, através da transmissão em streaming, uma outra encomenda: a famosa Carmina Burana de Carl Orff, numa performance em estreia mundial pela Vortice Dance Company que poderá ser visualizada no Facebook do festival www.facebook.com/festivalcistermusica).
A 28ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, conta com os apoios da Direção-Geral das Artes, da Direção-Geral do Património Cultural e só foi possível devido ao mecenas BPI/Fundação la Caixa.

- publicidade -