Festa da Paz nas Caldas reuniu centenas de participantes

0
606

1-baloesluminososNo fim-de-semana de 20 e 21 de Setembro realizou-se nas Caldas da Rainha, a III Festa da Paz, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Paz, que foi estabelecido pelas Nações Unidas em 1981.
Uma exposição, lançamento de balões com mensagens de paz, actividades desportivas e culturais, fizeram parte do programa que teve lugar nas Caldas e que pretende sensibilizar as pessoas para a paz no mundo inteiro.
Um dos momentos altos desta Festa da Paz foi vivido no sábado à tarde no Parque D. Carlos I com o lançamento de 500 balões brancos com mensagens de paz que foram lançados aos céus por alunos do Colégio Rainha D. Leonor. Durante o dia 500 flores foram distribuídas pelos participantes, também elas contendo mensagens sobre a paz. Tudo em nome de uma cultura da paz “que tem que começar em nós próprios”, disse Maria de Lurdes Esteves, um dos elementos do Amigos da Paz das Caldas da Rainha, muito satisfeita com a grande adesão que a festa teve.
No sábado à noite a iniciativa teve lugar no Bowling Caldas que recebeu este evento que contou com a distribuição de flores naturais com mensagens de líderes mundiais e lançamento de balões luminosos. Este momento deverá ter contado com a participação de 250 pessoas enquanto que no dia seguinte, 21 de Setembro, as celebrações pela Paz  decorreram durante todo o dia  no Parque D. Carlos I tendo tido a participação de 500 pessoas.
O espaço verde da cidade foi palco de concertos, poesia, pintura, apresentações de vídeos, desporto, demonstrações de dança, artes marciais, de yoga e ainda de massagens terapêuticas. Um dos participantes, o osteopata Jorge Montês, deu a conhecer as suas massagens de recuperação.
Na sua opinião, eventos deste tipo são “muito úteis para trazer as pessoas à rua e para abrir muitos corações empedernidos”.

Exposição na Biblioteca   

A iniciativa arrancou a 16 de Setembro com a inauguração da exposição “A Paz começa contigo” na Biblioteca Municipal que pode ser vista até 30 de Setembro. Dela fazem parte materiais gráficos, mensagens e vídeos sobre a Paz. O grupo organizador aproveitou a ocasião para apresentar o PEP – Programa de Educação para a Paz, criado pela Fundação Prem Rawat The Prem Rawat Foundation TPRF que vai ser lançado brevemente nas Caldas. Deste fazem parte sessões de esclarecimentos que o grupo local quer levar às escolas.
O grupo desafiou a vereadora Maria da Conceição Pereira, presente no evento, para que esta promova junto da Câmara e da Assembleia Municipal caldense o Compromisso Para a Paz, documento lançado no Parlamento Europeu em 2011 pelo seu vice-presidente Gianni Pitella. A Câmara de Cascais, por exemplo, já aceitou e assinou este compromisso.
A iniciativa III Festa da Paz, que em Portugal se realizou também em Rio Maior e Lisboa, acontece por todo o mundo com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Paz das Nações Unidas, a 21 de Setembro.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -