
Caldas da Rainha foi uma das cidades onde se realizaram mais actividades relacionadas com a Semana da Francofonia, de acordo com Maria do Carmo Brandão, responsável da Alliance Française. O evento teve lugar entre os dias 18 e 23 de Março e contou com várias iniciativas nas quais participaram 400 pessoas.
“Caldas da Rainha foi a cidade que contou com o maior número de actividades”, disse Maria do Carmo Brandão, a coordenadora da Semana da Francofonia, referindo que também a embaixada francesa “estava muito satisfeita” com as realizações que tiveram lugar na cidade. Quem participou teve a oportunidade de aprender os preceitos culinários necessários para fazer macarons, duchesses e éclairs, que são bolos típicos da pastelaria francesa. O atelier decorreu na Escola de Hotelaria de Turismo do Oeste, uma das principais parceiras desta iniciativa que decorreu, em simultâneo, em vários países. No dia 21 de Março, a escola acolheu também a realização do almoço designado Gout de France fazendo com que as Caldas integrasse o Dia da Gastronomia Francesa que se celebrou em mais de 5000 restaurantes em 150 países. Em Portugal participaram várias escolas de hotelaria e turismo da rede do Turismo de Portugal, assim como 40 restaurantes de Lisboa, Porto, Açores, Madeira, Évora, Guimarães, Aveiro e Coimbra.
Da ementa fizeram parte Sopa de Peixes, Salmão com mostarda, Salmão com mostarda e Coderniz em caixa de batata crocante e legumes. A sobremesa foi uma tarte invertida de Pera Rocha do Oeste. Além dos alunos da EHTO, a refeição foi igualmente servida por estudantes da Escola Secundária de Rio Maior.
Uma das convidadas da Gout de France foi a vereadora da Educação da Câmara das Caldas, Maria João Domingos, que se referiu ao facto do concelho acolher uma importante comunidade de franceses que vêm, “não só gozar a sua reforma, mas também para instalar os seus negócios”.
Maria do Carmo Brandão afirmou que a iniciativa está consolidada e que, durante o ano, já lhe perguntam quando é que se realiza o evento. Pretende ainda continuar a ter como parceiros as escolas caldenses pois “falamos a mesma língua”, referiu. A Alliance contou este ano com a parceria da EHTO, da ESAD e do Conservatório.
UFE com nova dirigente
Uma das participantes na Semana da Francofonia foi Gisele Philippe, que é a nova presidente da Associação dos Franceses no Estrangeiro (UFE). Há três anos que participa na Semana da Francofonia e nesta edição organizou (e também participou) no torneio de petanque. Segundo a nova responsável, nesta região vivem actualmente cerca de 250 franceses.






























