Será apresentado hoje, 20 de Maio, pelas 18h00, na Livraria Livro do Dia, em Torres Vedras, o livro “Os Donos de Portugal” com a presença de Fernando Rosas, que é um dos autores daquela obra.
O livro conta a história política da acumulação de capital em Portugal entre 1910 e 2010. Nas suas páginas “descobre-se a fortuna nascida da protecção: pelas pautas alfandegárias contra a concorrência, pela ditadura contra as classes populares, pela liberalização contra a democracia na economia”, informa nota sobre a obra.
Segundo o livro “a burguesia é uma teia de relações próximas: os Champalimaud, Mello, Ulrich, entre outros, unem-se numa mesma família. Os principais interesses económicos conjugam-se na finança. Esta burguesia é estatista e autoritária: o seu mercado é o Estado e depende por isso da promiscuidade entre política e negócios”.
Os Donos de Portugal ainda mostra “uma oligarquia financeira incapaz de se modernizar com a democracia, beneficiária do atraso, atraída pela especulação e pelas rendas do Estado e que se afasta da produção e da modernização”. Esta obra mostra como esta oligarquia, ameaçada pelo 25 de Abril, se restabeleceu “através de um gigantesco processo de concentração de capital organizado pelas privatizações. Os escândalos do BCP, do BPN e do BPP revelaram as faces da ganância”.
Além de Fernando Rosas, são também autores deste livro Jorge Costa, Cecília Honório e Luís Fazenda.
A Livraria Livro do Dia fica na praça Machado Santos (Praça da Batata) no centro da cidade de Torres Vedras.






























