Fernando Miguel criou obra dedicada a São Francisco de Assis

0
623

“Alegoria a S. Francisco” é como se intitula a peça da colecção da Gazeta das Caldas da autoria do ceramista caldense Fernando Miguel.
Na obra, S. Francisco Assis surge envolvido com um conjunto de aves e também de flores, numa alusão à sua ligação com a natureza. Esta peça foi modelada manualmente em barro vermelho medindo 13 cm por 13 cm.
Este artista, filho e neto de ceramistas locais, fez ainda uma segunda peça, extra-colecção e que também pode ser adquirida na  Gazeta das Caldas de maiores dimensões. Intitula-se “Pópulos” e nela estão representados Santo António e o Zé Povinho. Este último ironicamente está com um telemóvel a  ler a  Gazeta das Caldas .
Fernando Miguel começou a dedicar-se à cerâmica nos anos 80 e com a sua esposa, Milena Miguel, trabalha no Atelier S. Miguel, situado no Formigal, em Salir de Matos. É nesta freguesia caldense que o casal cria obras de cariz figurativo sacro-satírico e na tradição caldense onde muitas vezes surge o famoso Zé Povinho.
O atelier S. Miguel deste casal representa inúmeras vezes a cerâmica tradicional, figurativa e sacra, das Caldas da Rainha em certames nacionais. A participação do atelier na última edição da Feira Internacional do Artesanato na FIL em Lisboa valeu-lhes o 1º prémio do concurso de Artesanato Tradicional de 2013.
“Alegoria a S. Francisco”,  a peça de Fernando Miguel para colecção de cerâmica contemporânea da  Gazeta das Caldas  integra uma série de 50 exemplares, todas numeradas e assinadas pelo autor.
Estão à venda por 25,50 euros para assinantes da  Gazeta das Caldase 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo e-mail: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.

- publicidade -